skip to Main Content

Gravataí, RS adota a sacola plástica de uso único com ciclo de vida útil controlado

Na última terça-feira – 12 de abril de 2010 -, a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí aprovou o projeto de lei que sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais utilizarem para o acondicionamento de produtos o uso de embalagens plásticas oxi–biodegradáveis de autoria do Vereador Ricardo Canabarro (PV).

As sacolas oxi–biodegradáveis são aquelas que apresentem degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor e posterior capacidade de ser biodegradada por microorganismos, onde o resultado seja CO2, água e biomassa.

“A ideia é reduzir o impacto ambiental pela utilização de sacolas plásticas convencionais na rede de esgoto, bueiros, arroios aterros sanitários e no Rio Gravataí. Além disso, a sacola oxi–biodegradável facilitará em muito o processo de decomposição dos resíduos em nosso aterro sanitário, aumentando sua vida útil.”, comentou Ricardo Canabarro.

“O projeto ganhou grande impulso após nossa participação de uma das atividades do Projeto Amigos do Planeta promovidos pelo SINDILOJAS, onde Sr. José Rosa, Presidente e nossa amiga Rose Mariah, Agente Ambiental do SINDILOJAS apresentavam a proposta da adoção da sacola oxi-biodegradável aos membros da diretoria e associados”, comentou Ricardo Canabarro.

Parabéns ao vereador Ricardo Canabarro, ao SINDILOJAS e à cidade de Gravataí por se livrarem do problema da sacola de plástico eterno, que demora cinco séculos para sumir da face da terra.

O plástico oxi-biodegradável, ou plástico com ciclo de vida útil controlado é a melhor opção ao plástico convencional, pois em apenas 18 meses terá se biodegradado, isto é, virado uma pequena quantidade de CO2, água e biomassa.

Claro que o seu dever de cidadão é sempre ter sacolas retornáveis para suas compras, isso não é mais o futuro, é o presente. Faça sua parte, use sacola retornável.

À tarde postaremos a lei, porque ligamos hoje de manhã na câmara de Gravataí e ninguém atendeu.

gravatai1

Vereador Ricardo Canabarro mostrando a facilidade com que uma sacola oxi-biodegradável se decompõe após alguns meses

gravatai2

Vereador Ricardo Canabarro mostrando uma sacola oxi-biodegradável de uma loja em Gravataí

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top