skip to Main Content

Hospital Oswaldo Cruz reduz em 50% desperdício de alimentos

Com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários e otimizar a utilização de recursos, o Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz trabalha, desde o início do ano passado, em uma campanha interna de conscientização para a redução do desperdício de alimentos.

A motivação para a ação veio a partir da constatação de que, somente em janeiro de 2012, uma média de 76 kg de alimentos foi dispensada no restaurante de colaboradores do Hospital em uma única refeição.

“Em 2011, a quantidade de alimentos desperdiçados em um único almoço chegava a 110 kg. Era como se cada colaborador jogasse fora o equivalente a 129 gramas de comida”, conta Joyce Rebouças, Gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Bons resultados

Em um ano de atuação da campanha a equipe já colhe os frutos. Na comparação entre janeiro e dezembro do ano passado os números são significativos: a redução do desperdício foi de 50%. Em dezembro, foram descartados 38 kg de alimentos, contra os 76 kg registrados no início do ano.

Como forma de incentivar os colaboradores a seguirem na campanha, quem devolve a bandeja sem sobras de alimentos recebe um cupom e participa do sorteio de brindes. Para os que não cumprem a proposta, a ação é diferente.

“Todos os que devolvem os pratos com restos recebem orientação sobre o impacto socioambiental gerado pelo desperdício para o meio ambiente. Queremos, dessa forma, fazer com que as pessoas levem essas lições para a casa e repliquem essa experiência com a família e amigos”, finaliza Joyce. A campanha terá continuidade em 2013 e contará com novas ações de incentivo.

Fonte – Ciclo Vivo de 23 de janeiro de 2013

Imagem – Pixelsplasher

E na sua casa, quanto alimento você desperdiça por dia? Quanta comida você joga diretamente no lixo – e nem vai para a compostagem – após cada refeição?

Você, ao fazer compra de frutas, legumes e verduras, que duram em média uma semana, olha na geladeira ou na fruteira para ver o que tem de sair e comprar tudo em duplicidade? Faça o cardápio da semana para saber quanto você necessita comprar sem desperdício.

Se você mora em uma casa com 4 pessoas, faz duas refeições principais, sabe exatamente – ou deveria saber – quanto de arroz, feijão deve fazer para não sobrar depois da refeição.

Vamos à salada para uma refeição, mas não uma refeição de vegetariano, não sabemos fazer esta conta, porque vegetariano detona todo o mato que encontrar. Brincadeirinha Charles. Dois tomates e dois pepinos; meio repolho pequeno; duas cenouras raladas; duas beterrabas raladas; um pé de qualquer mato como alface, rúcula, agrião… Então ao fazer compras de perecíveis conte 14 refeições se cozinhar todos os dias em casa e só compre o suficiente de cada ingrediente para cada refeição.

A dona de casa não foi treinada para isso, mas só esta mudança de hábito já diminui o desperdício de alimentos em mais de 50% em sua casa. Imagine a economia no final do mês.

Ah, não esqueça do alho, cebola, tomate, pimentão… para os legumes refogados. Duas abobrinhas; um cabochá pequeno, 300 gramas de vagem, quiabo, jiló… é o suficiente para não sobrar após as refeições.

A maravilha de se fazer um cardápio tentando não repetir os pratos nas 14 refeições é que durante a semana você terá consumido muitos nutrientes diferentes, o que normalmente você não faria, pois ao comprar muito do mesmo alimento, você vai repetir o cardápio ou fazer uma porção enorme para tentar não jogar fora mas no final ou o alimento preparado irá para o lixo ou o que sobrou da compra irá para o lixo sem ser consumido.

Use a mesma estratégia ao comprar frutas. Não adianta comprar um engradado de bananas em uma semana porque mesmo comendo em natura, fazendo doce, bolo… a banana irá apodrecer, principalmente porque as pessoas gostam de variedade e comer só uma fruta todos os dias durante uma semana enjoa.

Sempre varie nas frutas, aproveite as frutas da estação mas em variedade e não em quantidade e se sobrar uma banana, um pêssego, uma mixirica, um pedaço de mamão… faça uma deliciosa salada de frutas.

O mesmo vale para verduras e legumes. Chegou no final de semana junte todas as verduras e folhas e faça uma salada nutritiva. Legumes sobrando? Faça uma torta salgada, qualquer receita para não chegar no dia de compras ainda sobrando legumes, frutas e verduras.

Este foi um apanhado geral de como você pode economizar no bolso e para o planeta e ainda ajudar na diminuição da perda de comida no planeta que passa de 2/3 de tudo o que é produzido. Enquanto isso, mais de um bilhão de pessoas passa fome todos os dias, em todas as refeições, neste planeta em que plantando, tudo dá, inclusive plantando em vasos nas janelas.

Estamos à caça de uma nutricionista para escrever colunas semanais na página com dicas para evitar o desperdício de alimentos. Espere, que a ajuda está chegando.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top