skip to Main Content

Ibiá, MG – Legislativo apresenta projeto de lei decretando o fim das sacolas plásticas

Os vereadores Jader Alexandre e João Mota, apresentaram na última reunião, projeto de lei proibindo a utilização das atuais sacolas plásticas, e fixando data para adequação dos setores envolvidos.

IBIÁ,  sai na frente fazendo a sua parte para ajudar a melhorar o nosso mundo, evitando um tipo de poluição que destrói muito do nosso meio ambiente, a sacolinha plástica.

Introduzidos nos anos 70, os sacos plásticos rapidamente se tornaram muito populares, em especial devido a distribuição gratuita nos supermercados e demais establecimentos comerciais, que embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora, não importando  o tamanho do produto que se tenha a mão.

Abandonados em lixões, os sacos plásticos impedem a passagem da água retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis, levando mais de 100 ANOS  para sua decomposição.

A proposta que ora apresentamos, objetiva por um fim a esse grave problema ambiental no prazo de 04 anos para adequação dos estabececimentos comerciais. As atuais sacolas poderão ser substiduidas  por outros tipos de sacolas, não poluentes, de acordo com a especificações da Lei.

É enorme o potencial de danos ao meio ambiente, exercido   pelas pessoas que jogam plásticos nas ruas, córregos, matas, rios e nascentes. Esta é uma medida imprescindível para diminuir a poluição do solo e da água.

Contamos com o apoio de toda a comunidade.

Vereadores João Mota e Jader Alexandre

Parabéns aos vereadores pela iniciativa, mas com uma ressalva. Quatro anos? Peloamordamãeterra, isto para a sobrevivência da humanidade é uma eternidade. Nosso tempo de mudar o futuro da humanidade neste planeta está acabando, as medidas tem que ser tomadas agora, já, e não em quatro anos

A conta é simples, multiplique o número de habitantes de Ibiá – 23 mil habitantes – vezes 1.000 – que é o número médio de sacolas usadas por habitante por ano – e você verá que a lei foi boa tem começar a vigorar no máximo em seis meses, porque a poluição causada pelas sacolas de uso único é muito grande – 10% de todo o lixo gerado em uma cidade diariamente – para se demorar quatro anos para serem banidas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top