skip to Main Content

Ibirarema, SP – Distribuição de sacolas plásticas no comércio será proibida

Entra em vigor na sexta-feira, em Ibirarema, a lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas pelo comércio da cidade.

De autoria do Executivo e aprovada pela Câmara Municipal em agosto do ano passado, a nova lei tem como objetivo proteger o meio ambiente, já que o plástico convencional, utilizado atualmente, demora cerca de 300 anos para se decompor na natureza.

A alternativa adotada pelo comércio deverá ser a distribuição de sacolas retornáveis, algumas produzidas em TNT, pacotes de papel, caixa de papelão ou plásticos biodegradáveis, que são mais caros.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alan Tácito, a medida visa adequar Ibirarema ao projeto Município Verde Azul, do governo estadual, e conscientizar a população sobre o malefício do plástico convencional ao meio ambiente. “Bilhões de sacolinhas são distribuídas pelo mundo e a natureza já está dando sinais de estresse. Por isso, vamos começar em Ibirarema a proibição dessas sacolas, para tentar conscientizar outros municípios a seguir o exemplo”, ressaltou Alan.

Quem desobedecer à nova regra, além da apreensão do material, deverá receber multa, que varia de 20 a 200 Ufesps (R$ 3.284). “Infelizmente, teremos de mexer no bolso para que a lei seja cumprida. Mas acredito que a população vai receber bem essa iniciativa, que é para o bem de todos”, complementou.

Comércio

Grande parte do comércio de Ibirarema recebeu bem a nova lei. Em alguns estabelecimentos visitados pela reportagem do JORNAL DA COMARCA, a opinião positiva é unânime. De acordo com a balconista Renata Leandro, da loja MA Presentes, as sacolas são poluentes e demoram muito tempo para se decompor. “Achei a medida importante, pois acredito que irá contribuir muito para o meio ambiente, já que essas sacolas demoram a se decompor. Também aprovei a coleta seletiva de lixo que a Prefeitura está realizando. A população deve ajudar”, opinou.

O comerciante José Antonio Martins, do Bar Varandão, já adquiriu sacolas biodegradáveis para distribuir a seus clientes. “Eu já tenho algumas sacolas, mas os meus clientes já trazem de casa uma sacola para levar as mercadorias. O povo está tomando consciência dessa necessidade”, enfatizou.

Segundo Carlos Alberto Alves, proprietário do Supermercado Dois Irmãos, o estoque de sacolas de plástico está no fim em sua loja. “Ainda tenho alguma coisa de plástico, que deve terminar até sexta-feira. Depois, vamos distribuir somente sacolas confeccionadas em TNT e caixas de papelão. Foi uma excelente iniciativa, que deve ser seguida por outros municípios”, sugeriu.

Fonte – Jornal da Comarca 26 de março de 2010

Foto – sean dreilinger

Parabéns à cidade de Ibirarema, mais uma cidade a se livrar do plástico eterno.

Os habitantes deste planeta que nascerão em meio milênio também agradecem antecipadamente, pois não terão que limpar o lixo plástico que estamos produzindo, descartando e acumulando no planeta, desde o século passado.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top