skip to Main Content

Importação desnecessária

beatriz229

O eco de 24 de julho de 2009

O Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos – Plastivida divulgou hoje (24) nota sobre a importação, pelo Brasil, de 89 contêineres de lixo da Inglaterra, defendendo que o país “não precisaria importar plásticos recicláveis se contasse com uma política eficiente de coleta seletiva”. O assunto tem rendido várias notícias na mídia, mas pouca gente se atendou para a real necessidade da importação de materiais plásticos.

Será que a plastimorte ainda não entendeu que o papel dela não só blindar a máfia dos plásticos? Será que não entendeu ainda que o papel dela também é participar da educação ambiental da população para incentivar a reciclagem? É muito fácil, as petromáfias ganham dinheiro com o plástico mas na hora de ser responsabilizar pelo destino final destes plásticos, que tem que ser a reciclagem, vem culpar o governo por não haver reciclagem. Bonito isso, né seu xico tóxico, sempre apontando o dedo na cara dos outros para culpá-los mas nada de pedir para seus patrões pagarem campanha de educação ambiental. Típico, lucro total, responsabilidade zero.

Segundo levantamento do Instituto, atualmente o Brasil recicla cerca de 21% de sua produção de plásticos, o que representou mais de 962 mil toneladas em 2008, e o setor conta com crescimento de 13,7% ao ano. Apesar dos bons números, o país ainda atua com 30% de sua capacidade ociosa por falta de material a ser reciclado. “Esta ociosidade se traduz na falta de ações efetivas por parte dos municípios no que diz respeito aos resíduos sólidos. No Brasil, dos 5.564 municípios, somente 7% contam com coleta seletiva”, diz a nota da entidade.

Nooossa, agora o xico tóxico abusou da mentira, pois segundo dados do governo a reciclagem no país está malemá raspando nos 0,8% e o plástico corresponde a 20% de todo o resíduo gerado e as sacolas a metade disso, isto é, 10% de todo o resíduo gerado em uma cidade corresponde a sacolas plásticas de uso único, que não são recicladas porque é necessário coletar 800 delas para conseguir alguns centavos, então, vá mentir assim no inferno.

A importação do lixo inglês já rendeu três prisões na Inglaterra e cerca de 2,5 milhões de reais em multas aplicados pelo Ibama às empresas brasileiras envolvidas no caso. Os três homens presos, dois deles brasileiros, foram soltos hoje após pagamento de fiança. Segundo promessa do ministro Minc (Meio Ambiente), o lixo inglês será devolvido a partir da próxima segunda.

Quem deveria ser preso, são as fábricas de plástico no Brasil que não praticam a logística reversa, isto é, dar destinação final ao produto que geram, o plástico, seja em sacolas ou embalagens.

Quem também deveria ser preso são as petromáfias, que tem responsabilidade solidária no lixo que geram.

Agora, falar que os municípios não fazem coleta seletiva é fácil, difícil é a petromáfia por a mão no bolso e dar dinheiro para os municípios fazerem as campanhas ou então montar usina de reciclagem para separar o plástico.

Safados!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top