skip to Main Content

Índia – Juízes do Supremo Tribunal dizem que sacos de plástico ameaçam mais as gerações futuras que armas nucleares

O problema do lixo plástico, na Índia, chegou a uma tal dimensão que o Supremo Tribunal daquele País está a intervir na discussão pública. Segundo esta reputada instituição, os sacos de plástico são uma ameaça mais grave e séria às gerações futuras que as próprias armas nucleares.

“Todos estamos a assistir à forma como os nossos lagos, charcos e sistemas de esgotos urbanos estão a ficar inundados de sacos de plástico. Caso não pensemos numa proibição total dos sacos de plástico ou lancemos um sistema para que os fabricantes possam recolhê-los de volta, a próxima geração estará ameaçada com algo que é mais sério que uma bomba atómica”, escreveram dois juízes do Supremo Tribunal indiano, GS Singhvi e SJ Mukhopadhya.

Segundo o Times of India, mais de 100 milhões de sacos de água são atirados, periodicamente, para o chão das cidades e vilas. Estes sacos [na foto], que rivalizam com as garrafas, são habitualmente comprados pela população indiana para ter acesso a água potável. A grande maioria deles acaba nas ruas, rios ou lagos das cidades indianas.

Ainda de acordo com o jornal, estes dois juízes não estão simplesmente a opinar sobre um assunto. Eles estão a responder a uma petição lançada por duas ONGs que querem levar o problema do plástico –sacos ou garrafas – a um debate nacional.

Estas duas ONGs garantem que há animais – vacas, bois – que estão a ingerir plástico que encontram nas lixeiras, o que pode ser fatal para a sua sobrevivência. Em algumas vacas, foram retirados cerca de 60 quilos de plástico do seu estômago. O plástico entra depois na cadeia alimentar através dos lacticínios e outros produtos.

Finalmente, as duas ONGs sugerem cinco medidas para controlar o problema: acabar com as lixeiras e caixotes do lixo abertos; arrancar com um programa de recolha de lixo porta-a-porta; segregar os resíduos de plástico de todos os outros; proibir os sacos de plástico; e tratar as vacas e outros animais que tenham ingerido plástico.

Fonte e imagem – Greensavers de 15 de maio de 2012

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top