skip to Main Content

Indústria de bebidas investirá em garrafa retornável de vidro

Brent and MariLynn

Estadão de 30 de junho de 2009

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) anunciou hoje a obtenção de um financiamento no valor de R$ 20 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF) que será utilizado na produção de garrafas de vidro retornáveis. Segundo o presidente da entidade, Fernando Rodrigues de Bairros, os recursos serão totalmente encaminhados ao projeto Garrafa Sustentável, resultando na uniformização da produção e do transporte de garrafas em vidro retornáveis entre os cerca de 130 pequenos e médios fabricantes de refrigerantes representados pela associação.

“Individualmente, os nossos associados não tinham capacidade para o desenvolvimento de embalagens em vidro. Encontramos uma forma de fazer um investimento coletivo e de fazer com que as garrafas circulem no País inteiro”, disse Bairros. As garrafas serão produzidas em três tamanhos (200 ml, 290 ml e 1.000 ml) em duas fábricas da Saint-Gobain, localizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. A estimativa é de que, no primeiro ano de implantação, o programa Garrafa Sustentável seja responsável pela produção de 20 milhões de garrafas. No segundo ano, a expectativa é de que sejam produzidas mais 20 milhões. A Afrebras representa aproximadamente 50% dos fabricantes de refrigerantes do País.

Aleluia! Finalmente uma notícia boa para acabar com a farra das PET. Quem sabe agora a coca cola e a pepsi vem atrás. Eles, que dominam o mercado e que deveriam ter dado o primeiro passo, passam a ser seguidores.

Mas novamente, não pense que é por amor ao meio ambiente, mas porque, finalmente, as empresas estão sendo cobradas de sua responsabilidade de fazer logística reversa do produto que fabricam.

Estão sendo cobrados por sua atitude inconsequente, ao jogar PET, long neck e alumínio no planeta, isto é, fabricam, vendem, lucram e o planeta que se vire para se livrar se sua poluição.

Você também pode pressionar os fabricantes. Em restaurantes, lanchonetes, ou qualquer estabelecimento que venda refrigerantes ou cerveja, não aceite embalagem plástica, de alumínio ou long neck, cobre do gerente, do proprietário, que só use vidro retornável, ou então, você deixa de consumir neste estabelecimento.

Faça sua parte para mudar o mundo.

Este Post tem 2 Comentários

  1. Quem sabe agora a coca cola e a pepsi vem atrás.(2)
    seria o pontapé inicial,pois a Coca é a empresa de refrigerantes mais consumido no mundo. E assim,deveria ter sido O criador dessa Ideia. mas o que vale agora é aderir ao projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top