skip to Main Content

Instituto Ideais lança selo verde e programa clube dos autênticos

Entidade realiza testes para verificar a autenticidade dos plásticos

O Instituto Ideais – Incentivo e Desenvolvimento de Embalagens Ambientais, Inovação e Sustentabilidade – acaba de lançar o selo de qualidade “OBP OK”, voltado para plásticos oxibiodegradáveis (OBP em inglês), e o Clube dos Autênticos, uma página no site da entidade (www.i-ideais.org.br) que vai divulgar as marcas e produtos testados e que foram aprovados.

As iniciativas têm por objetivo promover a informação e a rotulagem corretas, além de combater fraudes e falsificações, evitando que o consumidor seja enganado. “É uma forma de valorizar as empresas e indústrias que investem em tecnologia para que os plásticos tragam menos impactos ao meio ambiente. As empresas, muitas vezes, pagam a mais por essas embalagens, tais como os supermercados e lojas, mas não tem em mãos uma autêntica embalagem biodegradável”, explica o presidente do Ideais, Fernando Figueiredo.

Para ter o selo “OBP OK” os fabricantes precisam ser associados ao Instituto Ideais e enviar as amostras dos plásticos biodegradáveis para os testes. Para o comércio, que faz uso deste tipo de embalagem, os testes são gratuitos. O teste é feito por meio de uma máquina especial que, em contato com o plástico, “lê” os componentes e revela se o plástico tem a tecnologia oxibiodegradável.

O Clube dos Autênticos divulga a lista de nomes de lojas, supermercados e indústrias no site do instituto que tiveram amostras de embalagens biodegradáveis coletadas, testadas e aprovadas. A lista ainda contém o fabricante, a data/lote e a tecnologia utilizada e impressa no plástico.

Sobre o Ideais

Formado por pesquisadores, ONG´s e fabricantes de sacolas de plásticos naturalmente degradáveis (hidrobiodegradáveis, oxibiodegradáveis, hidrossolúveis), o Instituto Ideais surgiu para apoiar pesquisas e contribuir na criação de novos materiais, além de promover a educação ambiental, o consumo consciente e atuar junto ao poder público na normatização e fiscalização de plásticos degradáveis.

Entre os principais nomes do instituto está o Prof. Dr. Telmo Ojeda, engenheiro químico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das principais autoridades nos estudos sobre a utilização de plásticos degradáveis, com artigos publicados em conceituadas revistas científicas. Fazem parte dos membros fundadores, além de Ojeda, outras organizações e empresas, como a Funverde e a EcoSigma.

Fonte – Pauta Social de 08 de maio de 2013 / Boletim do Instituto Ideais de 13 de maio de 2013

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top