skip to Main Content

Itália confirma proibição de sacolas plásticas

Tribunal italiano confirma proibição das sacolas plásticas

O TAR (Tribunal Administrativo Regional) do Lazio confirmou a proibição da comercialização de sacolas plásticas. Os juízes da 3ª Secção do TAR, presididos por Giuseppe Daniele, rejeitaram o pedido com que a Unionplast (indústria e comércio de embalagens) e quatro fabricantes solicitavam a suspensão da medida com a qual o Ministério do Meio Ambiente proibiu a partir de 1º de janeiro passado a comercialização de sacolas plásticas.

“É uma grande satisfação a confirmação do TAR da proibição de comercializar estas embalagens. O fim das sacolas é uma diretriz de grande valor ambiental”, comentou Stefano Ciafani, responsável científico da Legambiente (a maior organização ambiental da Itália, com 20 agências regionais e mais de 115 mil associados em todo o país), sobre a decisão do TAR do Lazio de recusar o pedido das empresas e de Unionplast pela suspensão da medida (introduzida, no papel, na Lei das Finanças de 2007) que proíbe o uso das tradicionais sacolas plásticas desde o início do ano.

A Legambiente interveio ‘ad opponendum’ contra o recurso dos produtores de embalagens plásticas, dando respaldo aos “motivos do Ministério do Meio Ambiente” e “em defesa de uma lei inovadora que coloca a Itália (onde se consomem 25% das sacolas comercializadas nos 27 Estados-membros) na vanguarda em relação ao problema da poluição causada por estas embalagens”.

Esta proibição, acrescenta Ciafani – nos coloca “na Europa e no mundo entre os países mais virtuosos justamente por ser uma norma de grande valor ambiental”.

Fonte – Rádio Italiana

O título poderia ser “petromáfia perde guerra do plástico no país da máfia”, ou então “Itália, lá o governo sabe como lidar com os petromafiosos”. Poderíamos pensar em vários títulos, todos divertidos, mas, de qualquer maneira, sempre é prazeroso ver a petromáfia perder uma guerra, mesmo que não seja no Brasil.

Quem sabe um dia também ganharemos a guerra do plástico no Brasil, porque aqui, os petromafiosos são poderosos, tem muito dinheiro para fazer o mal, corromper políticos e essas táticas que eles usam desde 2005, quando decidimos que iríamos banir o plástico no país até 2010 e como você pode ver, ainda não conseguimos, mas não se preocupe, nós jamais desistiremos desta guerra, até vencê-la.

Como não temos os milhões anuais que eles tem para impedir o banimento do plástico – em 2010 a verba da petromáfia para endeusar o plástico foi de mais de 18 milhões -, vamos andando como dá, com coragem para lutar batalha a batalha, cidade a cidade, estado a estado. Não lutamos na esfera federal porque o governo finge não ver o problema do plástico, fica dando desculpa esfarrapada, brincando de educação ambiental enquanto o país é soterrado por mais de 20 bilhões de sacolas plásticas de uso único anualmente, brincando daquele saco de campanha “o saco é um saco” que é um saco e não adianta nada.

Mas nós sabemos muitíssimo bem porque eles não tomam uma atitude para acabar com a plastificação do país e nunca irão fazer nada, afinal, plástico vem do petróleo que vem da petrobrás que da dinheiro para o governo.

Enfim, no final do ano ouvimos o ministro do meio ambiente da Itália dizer que eles utilizavam 30% de todo o plástico da União Européia, o que é um absurdo. Lembre-se de que eles tem um problema de lixo horroroso, a máfia do lixo controla tudo por lá – e por aqui também – e ao se livrarem da sacola plástica de uso único, estão resolvendo ao menos 10% do problema do lixo.

Parabéns aos políticos italianos que não se deixaram corromper pela petromáfia. Todos ganham ao se banir a sacola plástica de uso único, os seres humanos de hoje e os que ainda irão habitar o planeta, um planeta que não estará plástificado. Que venham as sacolas retornáveis!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top