skip to Main Content

Lama Vermelha e consumismo

Hungria enfrenta maior desastre ambiental

Desde domingo, comunidades de três estados húngaros enfrentam uma onda de lama vermelha. Trata-se de um resíduo do processo de transformação da bauxita em alumina, matéria-prima para a fabricação do alumínio, vazou. Uma substância tóxica que invadiu ruas, arrastou carros, provocou cinco mortes (número confirmado até a noite de ontem) e obrigou centenas de pessoas a deixarem suas casas.

A catástrofe, que já é o maior desastre ambiental da Hungria, pode ganhar maiores proporções se a lama atingir o rio Danúbio.

O acidente teve origem no rompimento do depósito de uma refinaria em Ajka, a 160 km a oeste de Budapeste. Cerca de 700 mil metros cúbicos de resíduos tóxicos foram espalhados pela região de Kolontar e outras duas vilas.

A produção de uma tonelada de alumínio gera quase três toneladas de lama vermelha.

Mais de cem pessoas ficaram feridas e a maioria delas teve queimaduras e irritação nos olhos causada por chumbo e outros elementos corrosivos presentes na lama vermelha. Muitos animais também morreram.

A substância espessa e altamente alcalina tem um efeito cáustico na pele. A lama contém metais pesados, como chumbo, e é levemente radioativa. Inalar sua poeira pode causa câncer de pulmão.

O incidente desta semana ameaça ultrapassar os estragos ambientais causados há dez anos, quando enormes quantidades de cianureto vazaram de um reservatório de uma mina de ouro, em uma cidade romena perto da fronteira com a Hungria, e caíram no rio Danúbio e em outros quatro rios menores, matando animais e plantas. A Romênia, a então Iugoslávia e a Ucrânia também foram afetados.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, disse nesta terça-feira que o vazamento pode ter sido causado por falha humana, já que não há sinais de causas naturais.

Representantes de organizações industriais em Londres e nos EUA não souberam explicar como as vítimas na Hungria foram queimadas com o material, alegando que, se apropriadamente armazenado, ele não é perigoso.

Como queimaduras químicas podem levar dias para aparecer, ferimentos aparentemente superficiais podem vir a ser letais conforme penetram em tecidos mais profundos da pele, explicou o médico Peter Jakabor, do hospital Gyor, à TV estatal.

A empresa MAL Rt, dona da refinaria de Ajka, disse que a lama vermelha não é considerada um resíduo perigoso segundo os padrões da União Europeia. A empresa também negou que deveria ter sido mais cautelosa com o reservatório.

Equipes de emergência vestindo máscaras e equipamentos de proteção se apressaram para jogar mil toneladas de argamassa no rio Marcal, numa tentativa de conter o mar de lama vermelha e evitar que ela chegue até o Danúbio, a cerca de 70 km.

No local, moradores desesperados tentavam salvar seus pertences protegendo-se no máximo com luvas de borracha.

O rio Danúbio passa por alguns dos lugares mais preservados do continente, desde sua nascente na Floresta Negra, na Alemanha, até desaguar no Mar Negro.

Agora de um verde turvo – não mais azul como imortalizado na valsa de Strauss – o rio passa por quatro ex-nações comunistas.

Quando vamos ao supermercado e vemos todas aquelas gôndolas repleta de produtos ao nosso alcance, nem sempre nos passa a idéia de que estes produtos estão sendo industrializados em algum local, gerando resíduos, gerando produtos que vão afetar o meio ambiente que vivemos. Tudo está interligado, quando compramos um biscoito, uma variedade de outros produtos se interligam para compor este biscoito. No caso do alumínio, desde a extração da bauxita até chegar ao mercado, loja, bar, etc. em forma de latas de cerveja, refrigerante, irá gerar uma infinidade de problemas ambientais. É claro que não podemos mais viver sem a oferta destes produtos, por isso, sempre batemos em uma tecla chamada reciclagem. Para não precisar extrair mais matéria prima para produzir qualquer um destes produtos, podemos fazer a reciclagem.

Tudo o que é industrializado gera rejeito, muitas vezes, tóxico. Quanto mais habitantes sobre o planeta, mais necessidade de produtos e quanto maior a fabricação desses produtos, mais rejeitos gerados e mais acidentes acontecerão. Acontece que normalmente estes rejeitos são escondidos para não criar uma imagem negativa do produto e só ficamos sabendo desses rejeitos tóxicos em caso de acidente, como nesse caso.

Sempre recebemos email com sugestões e criticas e um dia desses, recebemos um dizendo que é melhor utilizar alumínio do que reutilizar vidro. Depois da notícia acima, será que esta pessoa continua com a mesma opinião ao ver a quantidade de rejeito criado na fabricação do alumínio e quão perigosos eles são? Imagine gerar 3 toneladas de rejeito para gerar uma tonelada de alumínio.

Lembre-se sempre dos 5 Rs: REPENSAR a nossa relação com o planeta e e de como o nosso consumismo está afetando a viabilidade da continuação da raça humana, com o objetivo de nos tornarmos consumidores sustentáveis; RECUSAR o que faz mal ao planeta e às pessoas, como no caso das sacolas plásticas e de tantas outras besteiras inventadas; REDUZIR nosso consumo somente para o necessário para que todos – inclusive os humanos que ainda não nasceram – tenham à sua disposição os recursos naturais, ar limpo, terra fértil e água potável para para viverem uma vida digna; REUTILIZAR todas as  embalagens antes de separar para a reciclagem e finalmente RECICLAR, isto é, separar todo o material para a reciclagem e compostagem.

Imagine num país como os EUA, onde se consome descontroladamente tudo, quantos rejeitos tóxicos não devem estar escondidos, esperando algum acidente acontecer. Não estamos somente comendo o mundo, estamos também poluindo, destruindo todas as formas de vida, apenas por não pensarmos na cadeia de produção, não querermos entender que para cada produto criado sobra algum rejeito, por não aplicarmos os 5Rs, principalmente o reutilizar.

Vivemos nossas vidas  apenas consumindo para saciarmos nossa necessidade de sentir prazer, sem pensar nas consequências causadas , vidas esta, muitas vezes, sem objetivos. Se quisermos sobreviver a esta era do consumismo, está na hora de mudarmos nosso padrão de consumo, de pensar no ciclo, do berço ao túmulo de cada objeto que for consumir, de onde vem este produto, para onde ele irá após não ser mais utilizado.

Pensar e agir, a única saída para a humanidade.

Não deixe para agir amanhã, pode não existir este dia, aja hoje, agora, mude, crie objetivos de curto, médio e longo prazo, faça pequenos ajustes em sua vida, ajude a preservar este planeta maravilhoso.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top