skip to Main Content

Lei para proibição de sacolas plásticas de uso único gratuitas no SBT

No dia 15 de setembro de 2010, apresentamos ao Vereador Humberto Henrique, de Maringá, a lei para proibir a distribuição gratuita das sacolas plásticas de uso único na cidade.

O vereador está conosco nesta luta desde março de 2010, quando foi ao seminário sobre sacolas plásticas em Piracicaba organizado pelo Capitão Gomes e FUNVERDE, para divulgação da lei sobre proibição das sacolas de autoria Capitão Gomes e entendeu a importância de uma lei para coibir o uso destas sacolas plásticas de uso único. Desde então, estamos nos reunindo com frequência para fazer uma lei para nossa cidade.

No dia 16 de setembro apresentamos em conjunto a lei para os sindicatos varejistas de Maringá na ACIM – associação comercial e empresarial de Maringá, onde  FUNVERDE palestrou sobre o problema das sacolas plásticas de uso único e o vereador Humberto Henrique apresentou a proposta de lei para os participantes da reunião.

Já haviamos tido reunião anteriormente com o Adilson Emir Santos, presidente da ACIM, o vereador Humberto Henrique e a FUNVERDE para apresentar a proposta da lei para ele e como aconteceu quando apresentamos a proposta das sacolas plásticas oxibiodegradáveis em 2005, a ACIM se prontificou a nos ajudar nesta proposta de livrar a cidade de 10% de todo o seu lixo, ou seja, a quantidade que representam as sacolas plásticas de uso único jogadas no lixo todos os dias.

Sacolas plásticas de uso único são uma invenção totalmente dispensável e totalmente poluentes. Elas demoram 1 segundo para serem produzidas, são utilizadas por meia hora e depois ficam poluindo o planeta muito tempo. É necessário, em nome da sustentabilidade, banir estas sacolas plásticas de uso único e voltar a usar sacolas retornáveis, carrinhos de feira, embornais e picuás, mochilas, furoshikis e o que mais não for descartável.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ptNtPKwXaz8]

Quem assistiu a reportagem acima, verá que o apresentador Canário deixou uma pergunta no ar, a qual iremos responder agora: sim, senhor Canário, já paramos para pensar nisso em 2004 e foi aí que criamos o projeto sacolas ecológicas que pretende – e está conseguindo – banir as sacolas plásticas de uso único do planeta e também surgiu o projeto de diminuição de embalagem e transição de embalagens descartáveis para permanentes, quando possível. Por isso incentivamos, desde então, o uso de canecas nas empresas para cada funcionário. No caso de local onde tem clientes, que não dá para usar caneca permanente, existe o copo plástico de uso único oxibiodegradável, o copo de papel com laminação em plástico oxibiodegradável, todas soluções ambientalmente corretas, mas só no caso de lojas, hospitais e para os visitantes, porque para os funcionários, sempre devem usar canecas permanentes.

Já ouvimos falar de tudo o que você comentou e temos estatísticas de que as sacolas plásticas de uso único representam 50% de todo o plástico descartado diariamente e o plástico representa 20% de todo o lixo descartado diariamente. Então, por favor, não diga que as sacolas não tem impacto ambiental, que não poluem. Quanto ao isopor, colheres de plástico, para todos esses existe o plástico com ciclo de vida útil controlado.

Canário, o que você não sabe é que o plástico de dentro do supermercado, aquele saco onde você põe batata, cenoura, pimentão, salsinha e cebolinha, alface … o chamado FLV – Embalagem de frutas, legumes e verduras – , plástico de rolo do açougue, o plástico da padaria, o plástico flexível que cobre as bandejas de frios, o plástico flexível em que vem as mercadorias em pallets, esse plástico, corresponde ao dobro das sacolas plásticas de uso único, e olhe que não estamos falando do plástico vindo da indústria, somente falamos do plástico utilizado dentro dos supermercados. Ah, e antes que você reclame, também já achamos a solução para esse tipo de plástico e essa solução já está sendo utilizada em todo o país, esta solução se chama plástico com ciclo de vida útil controlado, ou D2W, ou ainda plástico oxibiodegradável.

Canário, você nos conhece, você sabe que não somos ambientalistas abraçadores de árvores, que nós detectamos o problema, encontramos a solução e ajudamos a aplicar esta solução. Este é nosso perfil e você sabe disso. Mas está tudo certo, você é ótimo, sempre dá espaço no programa para nossos projetos. Obrigada por mais esta divulgação do projeto para banir as sacolas plásticas de uso único em Maringá.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top