skip to Main Content

Belo Horizonte, MG – Lei que proíbe sacolas plásticas em BH é premiada em Brasília

Portal Uai de 27 de maio de 2009

O projeto de lei que proíbe o uso de sacolas plásticas em Belo Horizonte recebeu, na última terça-feira (26), uma premiação do Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (Idelb).

O órgão escolhe, anualmente, os 150 melhores projetos de lei que tenham relevância social e influenciam na mudança de hábitos da populãção.

A lei, que determina a substituição total de sacos plásticos por alternativas sustentáveis em estabalecimentos comerciais, foi elaborada pelo vereador Arnaldo Godoy, do PT.

O projeto também sugere a adoção de sacolas de plástico oxi-biodegradável ou as antigas sacolas retornáveis de lona, que não causam os mesmos danos ambientais que o plástico comum.

Parabéns para a FUNVERDE que criou esta lei em 2005 e incentiva, desde então, que cidades e estados copiem a lei, pedindo em troca apenas que seja citado o nome da FUNVERDE na justificativa do projeto de lei.

A logomarca acima pertence à FUNVERDE e tem registro de direito autoral, não podendo ser utilizada sem autorização por escrito.

Este Post tem 5 Comentários

  1. Sou mineira de BH estou morando no Pará há 1 ano, sou engenheira de alimentos estou trabalhando na vigilãncia sanitária do municípioe achei fantástica a idéia das sacolas de lona gostaria de saber se existe algum curso de Plano de gerenciamento de resíduo, para eu participar e poder sensibilisar os moradores e políticos do município
    Atenciosamente
    kelly

  2. kero parabenizar ao nobre vereador por ter postura diante da questão plastico que polui, ktal pensamos também no pet e tantas outra embalagens como perfumaria e prdutos de beleza, champus etc…

  3. ÒTIMA INICIATIVA MINEIRA, PARABÉNS…MORO EM LONDRES E EM TODA A EUROPA O USO DE SACOS PLÁSTICOS NÃO É BEM VISTO, QUEM QUER USÁ-LAS APÓS AS COMPRAS TEM QUE PAGAR POR CADA UMA. O USO DE SACOLAS RETORNÁVEIS É DE USO DA MAIORIA!

  4. Publiquem o número da lei e o ano para que as pessoas possam dar download da lei e viabiliza-la em outros municípios. Isso é muito importante !

  5. Respondendo: Lei Municipal 9.529 / 2008.
    Só que seria melhor estudar o material oxibiodegradável, e que material utilizar. De acordo com muitos engenheiros químicos os oxi não servem. É jogar sujeira para debaixo do tapete. Beberemos e comeremos plástico dissolvido, pois a temperatura aqui não é de 40 graus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top