skip to Main Content

Mogi das Cruzes, SP – Sacolas poderão ter prazo maior

O Diário de Mogi de 09 de setembro de 2009

Por Juliana Nakagawa

A Prefeitura Municipal enviou um projeto de lei para a Câmara estendendo em um ano o prazo que os comerciantes da Cidade têm para se adaptar à lei 6.106/08, que institui a obrigatoriedade de disponibilizarem sacolas biodegradáveis aos consumidores. No entanto, a proposta deve sofrer resistência no Legislativo. Pelo menos é o que garante o autor da proposta, o vereador Protássio Ribeiro Nogueira (DEM).

“Os comércios já tiveram mais de um ano para se adequar (a lei de janeiro de 2008 entrou em vigor em janeiro deste ano, mas foi concedido um prazo de mais seis meses para os estabelecimentos comerciais). Acho que já é tempo suficiente, mas agora estão querendo prorrogar ainda mais esta data… Precisamos avaliar melhor isso”, declarou o parlamentar.

Para Nogueira, não há motivos para se adiar, por mais uma vez, o cumprimento e fiscalização da legislação. “A maioria dos comércios já está se regularizando, não entendo o porquê da resistência”, destacou.

A justificativa da Prefeitura para propor um prazo extenso é baseada no pedido feito pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), que solicitou um adiamento de seis meses para o atendimento da exigência. “Isso porque muitos empresários tinham em estoque várias sacolas convencionais. Alguns estocaram o material para ser utilizado ao longo de seis meses, então o ideal seria que a fiscalização à lei fosse adiada”, disse o presidente da entidade, Marcus Melo.

Segundo ele, a maioria maciça dos comerciantes de Mogi está receptiva à ideia de trocar as embalagens de plástico pelo modelo biodegradável. “Tenho certeza que a classe irá assumir esta mudança”, afirmou.

Agora, só nos resta esperar que os vereadores façam a coisa certa, resistam ao prefeito idiota, tapado, que deve morar em marte e por isso não se preocupa com os problemas do planeta terra, se preocupa apenas com alguns votos e alguma coisa mais. Aí certamente tem dedinho sujo da plastivida, pode apostar.

Existem hoje mais de 220 fábricas de plástico oxi-biodegradável em todo o país, não há desculpa para adiar esta lei.

Vereadores de mogi, contamos com vocês, já passou da hora de desplastificar o planeta.

This Post Has One Comment

  1. Tinha que existir uma lei que obrigasse a prefeitura a colocar esgoto em todas ás residencias em vez de jogar esse esgoto no rio tiete e no rio negro, mas isso os defensores da terra não estão nem ai né?
    SANTA HIPOCRESIA!!!!
    Vamos la protassio, pq vc não viu isso ainda, VAMOS LIMPAR O TIETE E O RIO NEGRO QUE ESTA IMUNDO, QUE FEDE E QUE ACABOU COM TODOS OS PEIXES!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top