skip to Main Content

Mulher com dieta de enlatados apresenta o maior nível de bisfenol encontrado na história

Pesquisadores esperam que o fato alerte ao público sobre os riscos de exposição a altos níveis de bisfenol; químico é associado ao câncer, diabetes, problemas cardíacos e disfunções sexuais

Segundo os médicos responsáveis pelo estudo, a principal causa da acumulação do químico no sangue da mulher pode ser a dieta adotada por ela, constituída quase inteiramente por alimentos enlatados e pratos aquecidos no micro-ondas – altas temperaturas aumentam o desprendimento do BPA da embalagem para o alimento.

O bisfenol-A é usado na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e de alimentos. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi banido no Canadá, na Costa Rica e em toda a União Europeia. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis.

Para a pesquisadora Sheela Sathyanarayana, do Instituto de Pesquisa Infantil de Seatltle, a descoberta é preocupante. “Se analisarmos a rotina diária da população em geral, qualquer um pode estar exposto ao químico a níveis perigosos para a saúde”, alerta.

Ainda de acordo com o estudo, a mulher estava grávida quando as taxas foram medidas, em 2004. O filho recém-nascido apresentou problemas neurológicos no primeiro mês de vida. Hoje, com 5 anos, a criança já não demonstra dificuldades neurológicas ou comportamentais.

Apesar de o caso único da mulher de Cincinnatti não ser conclusivo, os pesquisadores esperam que o fato alerte ao público sobre os riscos de exposição a altos níveis de bisfenol no dia a dia. “A população em geral, especialmente mulheres grávidas, devem evitar a exposição ao BPA”, aconselha Sathyanarayana.

Algumas dicas para reduzir a exposição ao químico incluem evitar o consumo de alimentos ou bebidas embaladas em plásticos; limitar a quantidade de bebidas e alimentos enlatados, dando preferência a embalagens de vidro; evitar o uso de recipientes de plástico para aquecer pratos no micro-ondas; e, em casa, dar preferência a recipientes de vidro, aço inox e louça.

Fonte – O Tao do Consumo

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top