skip to Main Content

O aquecimento global está mudando a matéria orgânica no solo

Nova pesquisa mostra que deveríamos estar olhando para o chão, e não o céu, para ver como as mudanças climáticas poderão ter o seu mais perigoso impacto sobre a vida na Terra.

Cientistas da Universidade de Toronto Scarborough (University of Toronto) publicaram, na revista Nature Geoscience, um estudo [Increased cuticular carbon sequestration and lignin oxidation in response to soil warming] que mostra como e quanto o aquecimento global realmente muda a estrutura molecular da matéria orgânica no solo.

“Os solos contém mais do dobro da quantidade de carbono da atmosfera do que faz, e, até agora, os cientistas ainda não estudaram com exatidão este estoque de carbono, diz Myrna J. Simpson, pesquisadora e professora associada de Química Ambiental no UTSC. “Através da nossa investigação, temos tentado determinar quais são compostos de solos ao nível molecular e se essa composição vai mudar em um mundo mais quente.”

A matéria orgânica do solo é o que a torna fértil e capaz de sustentar a vida vegetal – fatores especialmente importantes para a agricultura. A matéria orgânica retém água no solo e evita a erosão. Processos naturais de decomposição da matéria orgânica do solo fornecem aos micróbios as fontes de energia e água que precisam para crescer e o carbono é liberado na atmosfera, como um subproduto desse processo. Com o aquecimento global e o conseqüente aumento das temperaturas, é possível que este processo seja acelerado, aumentando a quantidade de CO2 que é transferido para a atmosfera.

“Do ponto de vista da agricultura, nós não podemos ter o luxo de perder carbono a partir do solo, porque vai alterar a fertilidade e aumentar a erosão”, diz Simpson. “Por outro lado, precisamos considerar todo o carbono estocado no permafrost do Ártico. Também é preciso compreender o que vai acontecer com o carbono armazenado, quando os micróbios tornam-se mais ativos sob temperaturas mais quentes.”

Até esta pesquisa, os cientistas não sabiam muito sobre a composição molecular do solo. Parte da razão é que, a partir de uma perspectiva química, o solo é difícil de analisar, devido a seus muitos componentes, incluindo bactérias, fungos matéria parcialmente degradada ou antigos materiais vegetais. Os pesquisadores um mecanismo RMN (Ressonância Magnética Nuclear) – o único mecanismo RMN no Canadá especificamente dedicado à investigação ambiental – para ter uma visão detalhada da estrutura molecular e reatividade dos solos.

Fonte – http://www.nature.com, October 2008, Volume 1 No 10 pp635-718 / Henrique Cortez, EcoDebate

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top