skip to Main Content

Adeus sacolas plásticas de uso único

Após várias leis serem aprovadas, vetadas, a máfia do plástico entrar com liminares para derrubar leis, hoje é um dia histórico, pois finalmente todo o estado de São Paulo está livre das sacolas plásticas de uso único.

Só no estado de São Paulo eram distribuídas mais de 30 bilhões de sacolas anualmente, sacolas que demoravam mais de 5 séculos para sumirem da face da terra, poluindo, matando, indo parar em bueiros e causando enchentes, diminuindo em 10% a vida útil de lixões e aterros sanitários – sacolas plásticas representam 10% de todo o lixo gerado diariamente – e finalmente indo parar em rios e oceanos, matando a vida marinha.

Não podemos esquecer que este dia histórico teve início em 07 de maio de 2008 na primeira reunião do conselho superior de sustentabilidade da FECOMERCIO,  em que o professor José Goldemberg convidou a FUNVERDE para falar para os maiores varejistas, entre eles os grandes supermercadistas do estado para apresentarmos o problema causado pelas sacolas e o nosso projeto para banir as sacolas plásticas de uso único no país até 2010.

O professor Goldemberg ficou sabendo do nosso projeto que se iniciou em 2004 para o banimento das sacolas e quis levar nossa experiência e nosso projeto para são São Paulo, que é o maior consumidor e o maior gerador de resíduos do país.

Então, alguns anos se passaram, está demorando um pouco mais do que imaginávamos para banir as sacolas plásticas de uso único – nosso prazo era 2010 – mas, mesmo a passos lentos, as vitórias estão acontecendo e quem sabe, com São Paulo liderando, os outros estados também se inspirem para livrar o ambiente destas sacolas que afetam o planeta e a nossa vida nossa e a vida de nossos descendentes mais longínquos. Sim, porque em 500 anos os habitantes do planeta ainda estarão limpando as sacolas que descartamos desde a década de 80 do século passado.

Parabéns ao estado de São Paulo, uma nova era se inicia, com menos lixo e mais consciência ambiental.

Ah, não esqueçam de levar suas sacolas retornáveis quando saírem de casa.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top