skip to Main Content

O fim das vagas de estacionamento das farmácias e a cidadania

le Korrigan

Um problema enfrentado em todas as cidades do país está a ponto de ser resolvido em Maringá.

Finalmente a prefeitura de nossa irá acabar com as vagas de estacionamento exclusivo em frente às farmácias. Jjá era hora, em uma cidade em que se tem até 4 farmácias por quadra, farmácias que causam tanta poluição visual na cidade ocupando as calçadas com suas propagandas, papel picado, balões pendurados, bandeirolas penduradas nas marquises, exposição de mercadorias – não gente, remédio não, mas colocam fraldas e outras mercadorias em cestos na calçada, que pertence ao pedestre – as mesmas farmácias que cortam as árvores para não esconder a fachada, que de farmácia não tem mais nada, só falta vender carne assada e pão fresco, porque de resto, virou um um varejo que também vende remédio.

Mas não é só isso que tem que mudar, no projeto de cidade limpa que a FUNVERDE apresentou em 2008 ao COMDEMA – conselho municipal de defesa do meio ambiente de Maringá, constava o fim das vagas das farmácias mas também o fim das vagas para carga e descarga de mercadorias, trabalho que deve que ser realizado após as 18:00 para não atrapalhar o trânsito, afinal quem já não se irritou com um caminhão da coca cola parado em fila dupla em frente de um bar em pleno horário de banco? Quem já não teve vontade de estacionar nas enormes vagas de carga e descarga que ocupam 1/3 de quadra em nossas calçadas e nem sempre são utilizadas? Os entregadores preferem parar em fila dupla em frente ao local da descarga.

Esses caminhões com mercadorias estacionam em suas vagas, estacionam em nossas vagas, estacionam em fila dupla e ninguém diz nada, mas agora, vá você parar em uma vaga destinada a eles … multa na certa.

E o que dizer dos carro forte para os bancos e o comércio em geral que tem escrito atrás PERMITIDA A PARADA EM QUALQUER LUGAR? O que para no banco do brasil na avenida duque da caxias simplesmente estaciona em cima da calçada em horário comercial e o pedestre que se exploda, o pedestre que ande pela rua, sendo vigiado por enormes gorilas com armas pesadas. Por que eles não fazem a carga e descarga de dinheiro à noite ou após o fechamento do comércio? Afinal eles estão armados, não serão roubados de dia ou de noite e o pedestre agradece e o trânsito também.

Quando mais de 80% da população já é urbana no país, está na hora de organizarmos nossa vida nas cidades, para que as cidades não se transformem em um inferno, em uma Ciudad del Este, coisa que já está ocorrendo há muito tempo em Maringá, que está se transformando em uma cidade feia de se olhar e de se morar, com os comerciantes ocupando as calçadas com mercadorias, com vendedores ambulantes de mercadorias “importadas” infestando as calçadas, com gente distribuindo panfletos a cada dois passos – nas esquinas eles se multiplicam – emporcalhando o chão, porque, distribuir eles distribuem, limpar a prefeitura tem que limpar, usando nossos impostos, com bares ocupando quase 100% das calçadas – o pedestre tendo que implorar para o bebedor de cerveja afastar a mesa para ele passar ou então passar pela rua, isto tudo de dia, em horário comercial -, com lojas colocando totens em toda a calçada, algumas lojas com vários totens, com caixas de som nas calçadas, locutores berrando em nossos ouvidos nas calçadas, com calçadas quebradas, esburacadas, impossíveis de se caminhar, gente perseguindo o pedestre para oferecer dinheiro …

Esta é a cidade que desejamos morar? Não, certamente não.

Então o que fazer? O que nós da FUNVERDE fazemos, ligamos para a prefeitura, para a fiscalização, para a polícia ambiental, para o IAP, falamos com o promotor de meio ambiente, reclamamos para a ouvidoria, para o diabo a quatro, porque exigimos uma mudança, exigimos que nossos impostos sejam utilizados para melhorar nossa cidade.

Pelamordamãeterra, estamos no Século XXI, temos que parar de viver como bárbaros, em meio ao caos, temos que mudar, temos que tomar para nós a responsabilidade de melhorar nossa casa, nosso quintal, nosso bairro, nossa cidade, temos que reclamar quando nosso vizinho deixa seu quintal sujo, fazendo proliferar a dengue, diminuindo o valor das residências em todo o bairro, quando faz barulho após as 10 da noite, temos que parar de pensar em nosso próprio umbigo e entender que o que acontece à nossa volta nos afeta, afeta a cidade.

Temos que nos preocupar quando uma calçada ou uma rua está intransitável, porque pode ocasionar acidentes com qualquer um de nós, afinal todos temos o direito de ir e vir.

Sei que parece coisa de cidade pequena, em que um vizinho sabe tudo do outro, mas temos que começar a implantar o sistema de neighborhood watch, em que todos tomam para si uma parte da responsabilidade da segurança, limpeza, bem estar do seu bairro, afetando assim a cidade toda.

Nós temos que agir hoje na parte de segurança porque está a cada dia piorando os crimes no país, o estado não está sendo eficiente ao nos prover segurança, não temos fiscais suficientes para verificar todas as calçadas, o ordenamento do comércio, por isso todos nós temos temos aobrigação e o direito de sermos os fiscais, mas não adianta só reclamar para os amigos em uma rodinha de cerveja, tem que reclamar para as pessoas certas e cobrar que eles resolvam o problema.

Não sejamos somente eleitores de 4 em 4 anos, sejamos os xerifes.

Este Post tem 5 Comentários

  1. é providencial essa medida, pois as farmácias virou um buteco qualquer, sendo assim não justifica estacionamento privativo só p/as farmácias, a não ser que estabeleça um limite e distancia entre um local p/ outro

  2. gostaria de saber o art. de Lei que diz quantas vagas as farmacias devem deixar a titulo de estacionamento na frente da mesma, pois hoje estou muito triste, pois abriu uma na caçalda onde fica minha imobiliaria, e antes da farmacia chegar a propria prefeitura fez a calçada para que os comerciantes e clientes parassem, mais a farmacia tirou todos os outros comerciantes que estacionavam ali, e a frente da farmacia tem 09 vagas e eu estacionei o mais longe possivel da entrada da farmacia, e ademais nunca tem cliente para todas essa vagas, por isso parei distante, mais mesmo assim hoje o dono me pediu que eu naõ estacione ali senão ele vai chamar a policia pra me multar e até mesmo guinchar o carro, ele pode fazer isso?

  3. ME DESCULPE A FRANQUESA.
    MAS VC TEM UM PAI OU UMA MAE HIPERTENSA
    OU UM FILHO DEFICIENTE.
    OU UMA CRIANÇA PEQUENA.
    ENTAO VC NAO SABE O QUE É PRESCISAR DE UMA FARMACIA
    EO TRANSITO ESTIVER EM PLENO HORARIO DE PICO.

    FARMACIA É EMERGENCIA.
    TEM SIM QUE TER UM ESTACIONAMENTO PROPRIO.
    E NÃO SEI SE VCS SABEM MAS NINGUEM RESPEITA A VAGA DE
    FARMACIA E NEM DE DEFICIENTE.
    QUE É UM ABSURDO.

  4. A farmácia não é uma emergência… o Hospital atende emergências. Há uma inversão de valores, a farmácia apenas comercializa o medicamento, coisa que vc pode fazer com calma sem precisar estacionar rapidamente.

  5. Anderson, acredito que as vagas não são destinadas a quem está doente ou a deficientes, ela é destinada a qualquer cliente, esteja ele comprando medicamentos para hipertenso ou cosméticos. Acredito então que para resolver o problema seria necessário criar vagas para idosos, deficientes, gestantes. E antes que pergunte, sim, eu tenho um pai hipertenso, deficiente e diabético, e mesmo assim nunca acho essas vagas livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top