skip to Main Content

O que diz o Dr Saint Clair sobre queimar lixo em Maringá

Doutor Saint clair Honorato, Procurador MP do Estado do Paraná, responde à três perguntas sobre o lixo de Maringá.

O Diário – Pequenos municípios da região pretendem se unir para contruir um aterro em comum. Já em Maringá, uma das possibilidades cogitadas é a instalação de usina termoelétrica, alimentada com a queima de lixo. Esse tipo de usina é uma boa idéia?

Saint Clair – Seria ir na contramão da história. A maioria das cidades do mundo está acabando com a queima de lixo. A reciclagem e a compsotagem são os procedimentos mais adequados.

O Diário – Por que não é adequado?

Saint Clair – Em primeiro lugar, há a questão ambiental. A queima produz agentes cancerígenos, adotá-la seria contrariar a Convenção de Estocolmo. Também há a questão econômica: a lei manda priorizar o trabalho de catadores. Queimando o lixo, não é possível que eles trabalhem, não podemos incinerar.

O Diário – Na fiscalização pelo meio ambiente, quanto cabe ao poder público?

Saint Clair – O poder público não incentiva a sociedade a praticar as melhores políticas, que são a reciclagem e compostagem. Toda a questão gira em torno de como diminuir os rejeitos e reaproveitar o material descartado.

Fonte – Luiz de Carvalho, O Diário do Norte do Paraná de 11 de junho de 2011

Ainda estamos esperando uma matéria sobre a palestra que o Dr Saint Clair proferiu na UEM no dia 06 de junho de 2011, sobre a usina de queima de lixo que o prefeito teima em construir na cidade. A palestra foi ótima, o Dr Saint Clair como sempre brilhante em suas argumentações de porque é uma imbecilidade querer queimar nosso lixo, trazer invenções mirabolantes, querer reinventar a roda, quando a solução já existe desde que o homem começou a gerar lixo. Gerar, separar, reciclar e compostar.

A questão do lixo em Maringá é uma piada sem graça e pior, uma piada sem fim. Até quando, secretário do meio ambiente, Até quando, prefeito, vamos ver materiais recicláveis e material orgânico irem parar na pedreira? Isto é um crime contra a humanidade, pois enquanto material o reciclável que deveria voltar para a indústria para fabricar novos materiais – ciclo berço a berço – está sendo jogado fora na pedreira, outros tem que ser retirados do planeta para alimentar a indústria. Isso é desperdício, isso é roubar recursos naturais das próximas gerações, isso é uma imbecilidade sem tamanho.

A campanha continua, prefeito. Nem a paul Juvenal, vamos deixar o prefeito queimar recurso natural. Separar, reciclar e compostar, sempre. Queimar, jamais!

Só para lembrar os que pensam como nós, que o problema do lixo já passou da hora de ser resolvido, a próxima reunião do Fórum do Lixo e Cidadania ocorre nesta quinta-feira, dia 16 de junho, às 19:00, na UEM, no auditório do DFE – Bloco H12 – Sala 15.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top