skip to Main Content

O que o brasileiro pensa sobre sustentabilidade

Uma pesquisa realizada em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, da série “O que o Brasileiro Pensa sobre Sustentabilidade”, coordenada por Samyra Crespo, secretária de Ação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, mostra que 60% das pessoas apoiam a eliminação das sacolas plásticas do comércio, enquanto 23% são contra e 17% são indiferentes, na média nacional. A mesma pesquisa, no entanto, mostra que as pessoas estão ainda muito desinformadas sobre meio ambiente ou ecologia, com apenas 26% de respostas no item “Bem Informados”, quando a pergunta foi: Você se considera informado sobre meio ambiente ou ecologia?”.

Essa pesquisa mostrou a necessidade de se ampliar os canais de informação sobre questões ambiental, pois além de pouca informação específica sobre conhecimentos ambientais, a maior parte das pessoas admitiu que não conhece organizações que protegem o meio ambiente, seja no âmbito do poder público ou de organizações não governamentais. 71% dos entrevistados responderam “Nenhum” ao ser perguntado “Qual órgão de defesa do meio ambienta conhece?”. Um resumo dos resultados dessa pesquisa, feito pela Envolverde e com a publicação apoiada pelo Walmart Brasil pode ser lido abaixo.

E o governo continua patinando na questão das sacolas plásticas de uso único. Fazem pesquisas, inúmeras reuniões, mas acabar com as sacolas usando a lei, nada, até agora.

Não estamos dizendo que as pesquisas e reuniões não são importantes, elas são, principalmente para sabermos mais como pensa o consumidor.

O problema é que não deveria parar por aí. Ok, a pesquisa foi feita, foram detectados os problemas e possíveis soluções. Então, agora é hora de agir e não de continuar falando, se reunindo, ruminando e não resolvendo absolutamente nada.

Enquanto isso, mais de 20 bilhões de sacolas são descartadas anualmente no país, na maioria das vezes incorretamente.

A FUNVERDE iniciou a grande guerra da sacola em 2004 e desde então vem criando leis, realizando eventos, convencendo o varejo e os políticos sobre o grande problema representado por esta invenção que nunca, jamais, é reciclada e na maioria das vezes é descartada incorretamente, gerando poluição por meio milênio.

Acontece que num país com mais de cinco mil cidades, propor lei cidade a cidade leva muito tempo. Se o governo fizesse sua parte, que é criar uma lei federal para instituir cobrança pela sacola plástica de uso único, nosso problema seria resolvido em poucos meses.

O governo federal só começou a acordar em 2010, isto é, seis anos após a FUNVERDE ter iniciado o projeto sacolas ecológicas, para banir as sacolas plásticas de uso único.

Quando eles entraram na luta, pensamos que resolveriam o problema mas só o que temos visto é muita falação e pouca ação.

Enquanto isso, o planeta sofre e os humanos de hoje e os que ainda nem nasceram irão pagar pela omissão do governo federal.

Sacola retornável, já!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top