skip to Main Content

ONU pede que EUA não produzam etanol por causa de seca

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo pela suspensão imediata da mistura obrigatória de etanol na gasolina no momento em que os preços dos alimentos sobem devido à estiagem nos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira o jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, o apelo coloca mais pressão sobre o presidente americano, Barack Obama, para que ele discurse sobre o assunto em meio à corrida eleitoral.

Os Estados Unidos devem separar cerca de 40% da safra de milho para a produção de etanol devido a um mandato do Congresso, apesar dos prejuízos significativos à produção por causa da pior seca em pelo menos 50 anos que atinge o país, disse José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), num artigo de opinião escrito para o jornal.

“Uma suspensão imediata e temporária do mandato daria uma folga para o mercado e permitiria que uma parte maior da produção fosse direcionada ao consumo humano e animal”, escreveu. As informações são da Dow Jones.

Fonte – Estadão de 10 de agosto de 2012

Como sempre afirmamos, é uma insanidade desviar alimento do prato da humanidade para fabricar qualquer coisa, como combustível ou ainda plástico para a maldita sacola plástica de uso único.

Comida é para alimentar humanos. Qual é a lógica indecente que permite que usemos terra fértil, água potável, dois recursos naturais essenciais para plantar alimentos e depois desviar estes alimentos para, por exemplo, fabricar uma sacola plástica inútil, completamente dispensável e substituível pela sacola retornável, símbolo do consumismo insano que assola a humanidade, para usar esta sacola por meia hora e depois descartá-la no planeta?

Quando iremos acordar deste sonho de consumismo ilimitado? Quando iremos entender que vivemos em um planeta com recursos naturais finitos e que estão sendo muito mal administrados, pondo em risco as próximas gerações de humanos?

Será que acordaremos a tempo?

Comida para os humanos e sacola retornável, já!

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top