skip to Main Content

Pelo fim da farra do boi – Supermercados se unem contra compra de carne ilegal

Associação Brasileira de Supermercados e Ministério Público Federal firmam acordo para evitar a compra de carne bovina proveniente de áreas com irregularidades ambientais e sociais, como desmatamento, invasão de terras públicas e trabalho escravo

A prática já foi batizada pelo Greenpeace de “farra do boi” e, infelizmente, ainda é bastante comum no Brasil: ao levar carne bovina de procedência ilegal para casa, o consumidor financia, entre outras irregularidades, a destruição da Amazônia, a invasão de terras públicas e o trabalho escravo – inclusive infantil.

Dispostos a combater a venda desse tipo de produto nos estabelecimentos comerciais, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram nesta segunda-feira (25), em Brasília, termo de cooperação técnica que visa evitar a compra de carne bovina proveniente de áreas com irregularidades ambientais e sociais.

No acordo, a Abras se compromete a orientar as empresas do setor supermercadista filiadas a ela, para que adotem medidas que coíbam as ilegalidades da cadeia da carne. Entre as ações que serão sugeridas está a divulgação da origem do produto bovino nos próprios pontos de venda, a fim de pressionar os fornecedores a entregar produtos legais e de qualidade aos supermercados.

O termo de cooperação técnica não define um prazo para a Abras dar início ao “plano de combate” às irregularidades da cadeia da carne, no entanto, de acordo com o MPF, o processo deve começar “em breve, sobretudo nos estabelecimentos de maior porte”. Entre as grandes redes supermercadistas filiadas à Abras estão Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart.

Fonte – Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável – 26 de março de 2013

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top