skip to Main Content

PF acusa Sanepar por poluição e estelionato

A Polícia Federal apreendeu ontem, na sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e nos escritórios regionais da empresa, inclusive em Maringá, relatórios sobre o despejo de efluentes das estações de tratamento de esgoto nos rios paranaenses. A medida faz parte da “Operação Iguaçu – Água Grande”, que tem como objetivo a apuração de fontes de poluição da Bacia Hidrográfica do Paraná.

“A Sanepar é uma empresa de fachada em termos de tratamento de esgoto, é uma fraude. Ou ela não trata o esgoto que coleta, despejando-o de forma clandestina nos rios, ou faz o tratamento de forma inadequada”, afirmou o delegado Rubens Lopes da Silva, da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente.

A investigação foi iniciada em 2009. Foram percorridos mais de 15 mil km, de helicóptero e barco, por todo o leito do Rio Iguaçu. Na ocasião, cerca de 430 coletas foram realizadas e encaminhadas para análises laboratoriais. Segundo a Polícia Federal, cerca de 30 pessoas, entre gerentes e diretores da companhia estadual, serão indiciadas no inquérito por crime ambiental, entre outros ilícitos.

Entre os crimes investigados pela PF estão falsidade ideológica e estelionato. “Falsidade ideológica porque houve omissão de informações aos órgãos públicos. Estelionato porque a Sanepar cobra pelo tratamento do esgoto nas faturas dos consumidores, mas não o faz, ou o faz porcamente”, acusou o delegado.

As declarações da PF motivaram o Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, a abrir ontem inquérito para investigar se os paranaenses estão sendo lesados com o pagamento de um serviço que não estaria sendo realizado.

SOB SUSPEITA

225 estações de tratamento de esgoto da Sanepar operam irregularmente, segundo a PF.

Fonte – Murilo Gatti, Agência Brasil / O Diário do Norte do Paraná de 21 de setembro de 2012

Querem saber mais sobre a merda liquidificada que a SANEPAR chama de esgoto tratado? Eles liquidificam a bosta que chega nas estações de tratamento e jogam nos rios. Procure por SANEPAR na página da FUNVERDE veja as matérias nos jornais de alguns anos atrás e as filmagens das visitas da FUNVERDE às estações de tratamento de esgoto. Em 2006 começamos a divulgar este crime ambiental cometido pela empresa. Afinal, nós pagamos e muito bem pago pelo tratamento do esgoto. Pagamos e eles não o fazem.

Desde 2006 ninguém nos ouviu, já tínhamos desistido, quando apareceu este herói, o delegado Rubens, que teve a coragem de denunciar este crime gravíssimo. A poluição dos nossos rios por quem deveria tratar a água antes de despejar nos rios.

Depois de mais de um mês e meio da série de denúncias da PF, a única coisa que aconteceu foi a transferência do delegado Rubens Lopes da Silva. Vocês não acham esquisito?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top