skip to Main Content

Plástico anti-dengue?

Bag Monster

Blog do planeta de 20 de novembro de 2008

Os fabricantes de plástico biodegradável estão vendendo mais uma vantagem para o produto. Além de se decompor naturalmente, reduzindo a poluição, o plástico degradável diminuiria a quantidade de objetos que acumulam água da chuva nos terrenos baldios. Isso seria importante porque o lixo que as pessoas jogam na rua pode ajudar na proliferação da dengue.

Quando restos de embalagem de vidro, plástico ou metal ficam a céu aberto e acumulam água da chuva, podem servir de berçário para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. É na água parada que eles botam os ovos e que as larvas se desenvolvem.

Embalagens de plástico 100% biodegradáveis levam vantagem nesse cenário porque passam menos tempo no meio ambiente. Esse tipo de plástico é digerido pelos microorganismos encontrados no solo e desaparece totalmente em pouco tempo.

No Brasil, várias lojas e empresas já usam sacolas de plástico oxi-biodegradáveis – que se decompõem com ajuda do oxigênio. O plástico dessas sacolas recebe, durante sua fabricação, o aditivo d2w, feito à base de ferro e manganês. Quando as sacolas são jogadas no meio ambiente, essa substância facilita a quebra das moléculas de plástico, acelerando sua decomposição e evitando que ela possa abrigar larvas do mosquito da dengue. Os plásticos oxi-biodegradáveis levam de 18 meses a cinco anos para se decompor, enquanto o plástico comum pode durar até 200 anos no meio ambiente.

As embalagens com o aditivo possuem o símbolo de uma gotinha com a inscrição “d2w” dentro. Mas vale lembrar que, mesmo levando pouco tempo para desaparecer da natureza, essas embalagens vão permanecer nela por tempo suficiente para que o mosquito da dengue aproveite a água acumulada. O plástico oxi-biodegradável é menos nocivo ao meio ambiente, mas não vale achar que isso é motivo para jogar lixo em qualquer lugar ou deixar sua sacola retornável em casa!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top