skip to Main Content

Sacola de comida não é comida! Elas contém 60% de petróleo!

Ontem nem escrevemos nada, de tão desgastante que foi o dia anterior, com a morte de dois protetores do planeta e com a aprovação do código florestal na câmara dos deputados, mesmo sabendo que ainda temos várias oportunidades para derrubar esta monstruosidade que irá destruir as florestas, as águas e os recursos naturais do país, necessários para nós e nossos descendentes.

Mas o fechamento do dia foram as besteiras que estão sendo ditas sobre a sacola de comida, este crime contra a humanidade, que rouba terra fértil, água potável e alimentos do prato dos humanos, num planeta em que mais de 1 bilhão de almas acorda e dorme com fome todos os dias.

Primeiro, já estávamos aterrados com o João Sanzovo dizendo que poderíamos alimentar nossos filhos com o plástico de comida. Tá, talvez tenha dito em tom de brincadeira, talvez em tom de provocação, mas ele jamais poderia ter brincado com isso, se é que foi uma brincadeira e não uma mensagem subliminar para nos convencer de que o plástico de comida é bom. Nas palavras dele “É um material comestível. Seu filho vai poder comer a sacola”. Em um país com tantos analfabetos, analfabetos funcionais, ignorantes, ou podemos dizer, gente simples, uma frase de alguém com tanto poder pode parecer uma ordem.

Daí antes de ontem veio a última, do jornal destak. Estávamos lendo as matérias sobre a proibição – finalmente – das sacolas no país quando lemos este trecho respondendo a um comentário da matéria “Câmara aprova lei que proíbe sacolinhas” de 18/05: “Nota da Redação: O plástico oxibiodegradável demora 18 meses para se decompor. O material é alvo de pesquisas para que se saibam os reais impactos causados por ele ao meio ambiente. Já o plástico feito a partir do amido é completamente biodegradável, podendo, inclusive, ser usado na alimentação de animais.”

Esse foi o fim da picada, o golpe fatal. Já podemos imaginar o agricultor catando sacolas – porque sacolas voam para todos os lugares ao menor vento – e reforçando a alimentação dos animais, achando que está levando vantagem, afinal, milho é caro e ele está dando milho de graça para o gado. Peloamordamãeterra, que falta de responsabilidade do jornal, que perigo dizer besteiras como essa.

SACOLA DE COMIDA TEM 40% DE AMIDO E 60% DE PETRÓLEO. REPETINDO, 60% DE PETRÓLEO! Sacola de comida é tóxica, sacola de comida é mortal, não alimentem seus filhos ou seu gado com sacola de comida. Credo, para cada batalha ganha, temos que vencer mais uma centena, isso não acaba. Quando começamos a ganhar a guerra contra o plástico eterno, agora aparece a maldita sacola de comida e sabe-se lá mais o que aparecerá quando vencermos mais esta praga.

Ah, chamamos de sacola de comida a que é fabricada com qualquer alimento que tenha amido, como por exemplo mandioca, milho, batata, arroz e trigo.

Daí tem a sacola de cana que como o nome diz, é fabricada a partir da cana e que demora os mesmos 500 anos que a sacola convencional fabricada com petróleo, outra invenção imbecil.

Mas vamos lá, o Fernando Figueiredo, um renomado pesquisador respondeu a esta besteira e abaixo copiamos a resposta que ele escreveu no jornal. Ainda bem que estamos vigilantes, pois senão estas besteiras seriam ditas sem ninguém para rebater.

Primeiro, os comentário à matéria que você pode ler aqui http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,97084

RUBENS COLONEZI * Ponto para o meio ambiente! O mercado vai ter de se adaptar, com novos serviços, como por exemplo a entrega em domicílio, além de produtos produzidos para facilitar o transporte da unidade. Espero que o saldo seja bem positivo.

TIAGO MURAKAMI * Não é uma vitória do meio ambiente. O plástico oxibiodegradável não tem nada de ecológico. Ele não é reabsorvido totalmente pela natureza, apenas dissolve e se esfarela. O pó resultante, formado por compostos químicos e metais pesados do próprio plástico, além da tinta e dos pigmentos que o compunham, mistura-se à água e é absorvido pelo solo e ingerido por animais.

WILLIAN CRUZ Nota da Redação: O plástico oxibiodegradável demora 18 meses para se decompor. O material é alvo de pesquisas para que se saibam os reais impactos causados por ele ao meio ambiente. Já o plástico feito a partir do amido é completamente biodegradável, podendo, inclusive, ser usado na alimentação de animais.

Agora a resposta do Fernando.

Fernando Eovídio da Rosa Figueiredo – 19/05/2011 18:03

Prezados Comentaristas, principalmente Sr. Murakani e Willian Cruz.

Em relação aos plásticos oxibiodegradáveis, o Sr. Murakami está muito mal informado da realidade dos fatos, esta falácia repetida pelos concorrentes desta tecnologia soa como verdade aos ouvidos mais desavisados, mas é uma total non sense … é só pensar um pouco o que os plásticos são, ao que nos consta vem da nafta, gás derivado do craqueamento do petróleo, e este o que é… velhas árvores e dinossauro que soterrados a milhões de anos viraram petróleo, portanto ele não é derivado de um ET ou Parente do Super Homem que veio de Kripton e é indestrutível … é tão C-O-H como você ou qualquer outro ser que já viveu … então aquelas pequenas partículas em que ele se fragmenta, não vão ficar assombrando a maravilhosa e bela natureza ad aeternun como MENTEM DESCARADAMENTE alguns, que não tendo argumentos técnicos, econômicos e ambientais sustentáveis para garantir a sua tecnologia … usam deste expediente para denegrir os concorrentes e algumas mídias compradas pelo seu poder e lobbye vão perpetuando isso e o povo que não recebe as informações corretas vai repassando pelo preço que comprou ou seja, falam isso que o Sr. Murakami falou, temos mais de 4 anos de pesquisas e desenvolvimento em oxibiodegradável e ao invés dos metais pesados que eles falam, ele tem sim é um dos principais micronutrientes para as plantas e essencial para o nosso metabolismo com ativação de diversas enzimas e ajudam a combater os radicais livres é sim chama Manganês e é muito bom para a saúde do solo, das plantas e nossa. Quanto aos pigmentos … pode deixar que os mesmos microrganismos fazem com eles o que fazem com os nossos antepassados e tudo que já foi vivo neste planeta … ciclam e reciclam sem deixar vestígios indestrutíveis.

Quanto ao Sr. Cruz que falou que os plásticos de amido são completamente biodegradável, podendo, inclusive, ser usado na alimentação de animais … eu tenho só um conselho à ele, vai junto com o presidente da APAS que disse que é tão bom que poderia ser dado até para os filhos dos consumidores outro dia em entrevista a um Reporter da Folha … nós o convidamos para uma degustação pública em frente a sede da APAS, se o Sr. quiser participar também está convidado … mas é melhor não, pois as ditas não são só amido … primeiro não é amido mesmo é um derivado de amido chamado ácido polilático que é misturado com um poliéster derivado de petróleo, isso mesmo é 40% derivado de amido e 60% derivado de petróleo, vai dar indigestão se ingerido por homens ou animais … e outra coisa, esta tecnologia até pode ter a primeira vista assim um apelo de ambientalmente correta bem interessante, mas na hora do vamos ver o que sobra … nos próprios países onde ela foi desenvolvida Alemanha e Itália por exemplo, os fabricantes lá só recomendam a mesma para cidades muito específicas (o mais importante eles são muito educados e fazem a separação corretamente nas suas residencias), mas se não tiver uma coleta seletiva bem feita e uma logística reversa totalmente adequada que pegue estas e entregue direto em unidades de compostagem industrial eles não vendem as sacolas hidro-biodegradáveis e compostáveis pois não tem nenhuma razão de ser sem estas condições … e mais … é tem mais, elas não podem ser recicladas de maneira alguma junto com qualquer tipo de plástico convencional, ou seja, inviabilizam os lugares onde vai misturada a estes.

No Brasil seria uma catastrofe na cadeia de reciclagem de plásticos, muito legal né, os mais penalizados, os pobres catadores e as também empresas de reciclagem … e ainda desviam um recurso alimentar muito importante na mesa de quem? Dos mais pobres que consomem muito mais derivados de amido do que os ricos ou não … então tá bom, vão encarecer a alimentação dos pobres, mas isso não é problema aqui pois estamos em um país onde todos já comemos mais proteínas do que amidos …

Pessoal, enquanto tivermos informações incorretas ou mal intencionadas sendo passadas adiante a gente nunca vai melhorar este País.

Quem quiser informações técnicas sobre o assunto é só nos contatar.

Att.,
Fernando E. R. Figueiredo
EcoSigma – Campinas SP
fernandoerf@gmail.com

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top