skip to Main Content

Poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar

poste4

Empresário cearense desenvolve o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar

Não tem mais volta. As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.

O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.

Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. “Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo”, esclarece.

Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia (até 1.000 watts) é gerada a partir do giro dessas pás.

Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um “avião” – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.

poste2

À prova de apagão

Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias, ou seja, é à prova de apagão. Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: “As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar”.

O inventor explica que a ideia nasceu em 2001, durante o apagão. Naquela época, suas pesquisas mostraram que era possível oferecer alternativas ao caos energético. Ele conta que a caminhada foi difícil, em função da falta de incentivo – o trabalho foi desenvolvido com recursos próprios. Além disso, teve que superar o pessimismo de quem não acreditava que fosse possível desenvolver o invento. “Algumas pessoas acham que só copiamos e adaptamos descobertas de outros. Nossa tecnologia, no entanto, prova que esse pensamento está errado. Somos, sim, capazes de planejar, executar e levar ao mercado um produto feito 100% no Ceará. Precisamos, na verdade, é de pessoas que acreditem em nosso potencial”, diz.

Mas esse não parece ser um problema para o inventor. Ele até arranjou um padrinho forte, que apostou na ideia: o governo do estado. O projeto, gestado durante sete anos, pode ser visto no Palácio Iracema, onde passa por testes. De acordo com Ximenes, nos próximos meses deve haver um entendimento entre as partes. Sua intenção é colocar a descoberta em praças, avenidas e rodovias.

O empresário garante que só há benefícios econômicos para o (possível) investidor. Mesmo não divulgando o valor necessário à instalação do equipamento, Ximenes afirma que a economia é de cerca de R$ 21.000 por quilômetro/mês, considerando-se a fatura cheia da energia elétrica. Além disso, o custo de instalação de cada poste é cerca de 10% menor que o convencional, isso porque economiza transmissão, subestação e cabeamento. A alternativa teria, também, um forte impacto no consumo da iluminação pública, que atualmente representa 7% da energia no estado. “Com os novos postes, esse consumo passaria para próximo de 3%”, garante, ressaltando que, além das vantagens econômicas, existe ainda o apelo ambiental. “Uma vez que não haverá contaminação do solo, nem refugo de materiais radioativos, não há impacto ambiental”, finaliza Fernandes Ximenes.

poste3

Autor – Gevan Oliveira

Este Post tem 14 Comentários

  1. Parabéns!

    Recebi o link de um aluno da faculdade e vou levar, hoje mesmo ,para compartilhar com o restante da turma.

    Eu acredito que no Ceará é assim…só tem cabra da peste de inteligente!!!!

    Cordialmente

    Madalena Matos
    Administração
    Profa. Gestão Ambiental
    Faculdade 7 de Setembro

  2. Dá orgulho ser cearense!!!

    Tomara que esse projeto seja realmente aplicado em nossa iluminação pública. Tô louco pra ver!

  3. Sr. Ximenes,
    Parabens pela sua garra por um invento tão promissor. Felizmente o Governo Cearense enchergou o seu valor e utilidade sócio-ambiental, enquanto há uma cegueira generalizada nesse nosso Brasil.
    Que tal desenvolver e oferecer esse invento ao programa “Luz para Todos” – ELETROBRAS para iluminação de vilas de comunidades isoladas?
    Parabens mais uma vez e que seu invento entre logo no mercado brasileiro e internacional
    Flavio Lara

  4. Ximenes, parabens pelo belo invento.
    Isto que eu considero um bom invento. Este evento pode levar os orgãos públicos a investimentos com retorno a curto e médio prazo.
    Esta economia pode ser destinada a saúde pública que está precária.

    Parabnes Ximenes.
    ,

  5. Muito bacana a notícia e o trabalho!

    Que essas e outras boas ideias tenham espaço e concretude em nossa sociedade ainda muito insustentável!
    Abcs de Paz!

  6. agora sim, valeu!!! mas, precisamos urgentemenete de acabar com a falta de água no ceará. precisamos encontrar soluçoes baratas para diminuir drasticamente o alto nivel de sal contido na água, pois o ceará já foi mar.

  7. GOSTARIA DE SABER SE ESTE TIPO DE ILUMINAÇAÕ ESTA DISPONIVEL PARA ILUMINAÇÃO DE ESTUFAS DE ALIMENTOS QUE NESCECITAM DE LUZ 24 HORAS POR DIA, DE DIA LUZ SOLAR E A NOITE LUZ ARTIFICIAL PARA A FOTOCINTESE ACONTECER.

    OBRIGADO E EXCELENTE INVENÇÃO.

  8. Sr. Ximenes
    Gostaria de um enderesso de e-mail ou contacto telefonico para um contacto pessoal, a fim de podermos discutir a possibilidade da criaçao de uma Joint Venture no corporated caso houvesse interesse de sua parte.
    Trabalhamos o mercado de África nas àreas das energias alternativas e radiocomunicaçoes.
    No aguardo de v/noticias
    Com os melhores cumprimentos

  9. Ximenes
    Parabéns pelo trabalho, espero que este projeto atende não só a iluminação pública, mas sim hospitais, e outras entidades sociais com um custo menor.

  10. ximenes parabém pela ideia aqui é josé jackson e trabalho na prefeitura de São Sebastião-AL e fiquei bastante intereçado na sua inveção junto com o prefeito e o sec de infre estrutura do municipio e queria saber se vcpode me parça o orçamento do poste atenciosamente Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top