skip to Main Content

Produção de alimentos precisa aumentar 70% até 2050, diz ONU

fede0253

BBC

Aumento populacional exigirá mais investimento em alimentação

A produção mundial de alimentos deve aumentar em 70% nos próximos 40 anos para suprir a demanda crescente, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pela FAO, a agência da ONU para alimentação e agricultura.

O órgão calcula que os governos de países em desenvolvimento precisam passar a investir anualmente US$ 44 bilhões em agricultura para alimentar uma população que calcula-se que será de 9 bilhões de pessoas em 2050.

Atualmente, este investimento é de US$ 7,9 bilhões.

As mudanças climáticas e o êxodo para a cidades também devem contribuir para a falta de alimentos nos próximos anos, diz o relatório.

Aquecimento global

O desafio não é apenas aumentar a futura produção global, mas aumentá-la onde ela é mais necessária.
Jacques Diouf, diretor-geral da FAO

“O desafio não é apenas aumentar a futura produção global, mas aumentá-la onde ela é mais necessária”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.

“Deve existir um foco especial em pequenos fazendeiros, mulheres e seu acesso à terra, água e sementes de qualidade, além de outros recursos modernos.”

Efeitos das mudanças climáticas como secas e enchentes podem reduzir a produção agrícola em 30% na África e 21% na Ásia, diz a FAO.

A produção de alimentos também deverá competir com lavouras de biocombustíveis, que devem aumentar em 90% na próxima década.

“A agricultura mundial deverá enfrentar as consequências das mudanças climáticas, em especial do aumento das temperaturas, uma variação maior do regime de chuvas e fenômenos climáticos extremos cada vez mais frequentes”, disse Diouf.

A FAO diz que estas mudanças devem reduzir a quantidade de água disponível e aumentar a incidência de pragas e doenças em plantas e animais.

Peraí, porque ao invés de falar em aumento de na produção de alimentos ninguém está falando em deter o crescimento populacional?

Estamos nos alastrando perigosamente pelo planeta, nos países pobres mulheres ainda estão tendo mais de 10 filhos e ninguém fala nada.

Quando é que iremos entender que o planeta tem um limite de recursos naturais?

Aqui no sul as mulheres tem no máximo dois filhos, mas é só olhar mais para o norte. Quanto mais pobre o estado, mais aumenta o número de filhos por mulher.

Podemos também falar da Índia e de países africanos, que aumentam sua população sem controle.

Então, está na hora de limitar o número de filhos por mulher, caso contrário, teremos que plantar na lua.

Quanto à concorrência da comida com os biocombustíveis não é um grande problema, pois antes de 2015 teremos o biocombustível vindo inteiramente das algas, que podem serão cultivadas em lugares desérticos e não irão usar terra fértil, aliás, nem terra.

O grande problema mesmo é a falta de controle populacional, como sempre foi.

Até quando ignoraremos o fato de que o governo tem que interferir no controle populacional? Sempre que falamos com algum político ele diz que isso é uma decisão pessoal, que o governo não pode intervir. Ah é, é? Não só pode como tem a obrigação, é uma questão de sobrevivência global.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top