skip to Main Content

Projeto de Iniciativa Popular já recolheu 8 mil assinaturas contra incineração de lixo em Maringá

Manifestantes contrários à incineração de lixo estão coletando assinaturas, desde o início de março, para enviar à Câmara Municipal de Maringá um Projeto de Iniciativa Popular proibindo a prática na cidade. A iniciativa é das entidades organizadas no Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania e já conseguiu recolher cerca de 8 mil assinaturas. São necessárias 12.500 para que o projeto possa entrar em discussão na Casa de Leis.

Mesmo criticado por ambientalistas, no início de fevereiro foi aprovado pelos vereadores, um projeto de lei que autoriza a Prefeitura firmar parceria público-privada (PPP) para a destinação dos resíduos sólidos. A proposta vem sendo avaliada pelo município desde 2010, quando o prefeito Silvio Barros (PP) foi aos Estados Unidos para conhecer a tecnologia de queima de lixo para a produção de energia.

A coleta de assinaturas acontece durante as missas em várias igrejas católicas da cidade, na sede da Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS), junto à Igreja Santo Antônio, e também no Diretório Central dos Estudante (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “Nossa meta é enviar o projeto até metade do mês de abril”, fala um dos organizadores do movimento, Edson Pilatti.

Os manifestantes pedem que ao invés da incineração, sejam privilegiadas ações que não causem impacto ao meio ambiente, e privilegiem a reciclagem.

Protesto no sábado

Os manifestantes devem realizar um ato contrário à incineração de lixo neste sábado (24), a partir das 9h, na Praça Rocha Pombo, em Maringá. Eles devem seguir em caminhada, com trio elétrico, faixas, cartazes e banners, pela Avenida Brasil até a Praça Raposo Tavares, onde acontecer um ato público. Na página do evento no Facebook, mais de 130 pessoas já haviam confirmado presença.

Além de discursos, devem ocorrer apresentações de maracatu, teatro e um “enterro do meio ambiente com cortejo fúnebre”. Haverá exposição de artesanato e objetos artísticos feitos com sofá, e lixo reciclável. Haverá também uma demonstração de composteiras caseiras para resíduos úmidos orgânicos de cozinha.

“Tecnologia ainda não foi definida”, diz prefeito

Em entrevista a O Diário, na semana passada, o prefeito Silvio Barros disse que ainda não sabe se a incineração de lixo realmente vai acontecer. “Estamos ainda em processo de licitação e as empresas ainda vão apresentar as propostas de tecnologias para a destinação do lixo. Talvez nem seja esse o sistema de destinação dos resíduos. Não tem nada decidido”, afirmou.

Conforme Barros ainda não há uma data definida sobre quando as propostas serão conhecidas. “Primeiro temos que conhecer as empresas que vão se concorrer à licitação para então optarmos pela melhor alternativa para o município”, disse.

Fonte – Rubia Pimenta, Jornal O Diário do Norte do Paraná de 19 de março de 2012

O prefeito deve pensar que a população é estúpida dizendo que não sabe se irá haver a incineração, que a empresa ainda não foi escolhida… Está tudo acertado, nós sabemos, a empresa, a tecnologia os valores. Acontece que o prefeito não contava com a mobilização popular contra este projeto estúpido.

Reafirmamos aqui que NÃO HAVERÁ incineração, porque a população não quer, porque a população está se mobilizando e enviando um recado muito claro para o prefeito, a de que queremos reciclagem e compostagem e NÃO QUER um incinerador instalado em nossa cidade.

Não gerar, reduzir, reutilizar e separar para a reciclagem e compostagem, esta é a solução para o problema do lixo que o prefeito não resolveu em mais de 7 anos de governo.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top