skip to Main Content

Promotores terão manual para driblar novo Código Florestal

O Ministério Público do Estado de São Paulo, antecipando-se à aprovação pelo Senado do novo Código Florestal nos termos atuais, decidiu montar um manual para atuação dos promotores na defesa do ambiente.

Até 8 de agosto, os promotores do Estado receberão orientações sobre ações que poderão ser ajuizadas diante da nova legislação, além da atuação em inquéritos, ajustamentos de conduta e inconstitucionalidades.

Um grupo de estudos formado por promotores do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) foi criado para, em 60 dias, apresentar as normativas que integrarão o manual. No Estado há sete Gaemas.

“Nosso objetivo é garantir uma atuação integrada e no mesmo sentido das Promotorias, que é proteger a sociedade e o meio ambiente”, disse a promotora e secretária-executiva do Gaema, Cristina Godoy de Araújo Freitas.

Uma das possibilidades já estudadas no grupo são ações questionando a inconstitucionalidade por retrocesso legislativo. Seriam questionamentos considerando a Constituição Federal e a preservação do ambiente.

Em um dos casos, a ação poderia questionar a redução de 30 metros para 15 metros da conservação de APP (Área de Preservação Permanente). “Até 8 de agosto teremos os resultados para todos os promotores”, disse Cristina.

O promotor de Meio Ambiente de Barueri, Marcos Mendes Lyra, afirmou que vai adotar a estratégia devido ao avanço das construções sobre as APPs. “Vamos tentar manter em 30 metros.”

Fonte – Correio do Povo de Alagoas de 07 de junho de 2011

Temos que contra atacar, já que os ruralistas estão trentando destruir a vida no planeta. Eles não entendem que a terra não lhes pertence, é apenas um empréstimo das gerações futuras. Já que os ruralistas não querem entender, temos que usar de todos os meios para proteger o planeta para as próximas gerações.

O que mais nos incompda neste arremedo de lei é diminuir para 15 metros a mata ciliar de onde já foi arrancada a mata protetora das águas. O sujeito safado comete o crime e ainda é beneficiado. País da piada pronta, país da impunidade.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top