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Rede Wal-Mart dá desconto em dinheiro a clientes que não usam sacolas plásticas para levar as compras

Carlos Ely, diretor de relações com o governo Wal-Mart Brasil e Eduardo Cidade, gerente de relações com o governo Wal-Mart Sul, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues

Recebemos o release do lançamento nacional do programa CLIENTE CONSCIENTE MERECE DESCONTO que aconteceu em Curitiba, Paraná. Você sabe por que o lançamento ocorreu aqui no Paraná? Porque aqui neste estado em que o governo se preocupa com o ambiente a rede Wal-Mart está desde maio do ano passado levando uma multa diária de 70 mil por utilizar sacolas de plástico convencional eterno.

Como você já deve estar acostumado, demoramos um pouco para postar a notícia porque temos muitas atividades e poucas pessoas para divulgar estas atividades na página. Fomos convidados para o evento e no post seguinte você poderá ver as fotos.

BIG E MERCADORAMA DÃO DESCONTO A CLIENTES QUE NÃO UTILIZAREM SACOLAS PLÁSTICAS PARA LEVAR AS COMPRAS

Programa inédito e pioneiro no Brasil começou na segunda-feira (25/5) em todas as lojas Big e Mercadoram no Paraná.

Esquisito, pois ficamos sabendo que era toda a rede Wal-Mart e em todo o país a dar o desconto.

A meta do Wal-Mart é reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas até 2013.

Meta extremamente tímidas, visto que eles poluem o país com 150 milhões de sacolas todos os meses e até 2013 terão emporcalhado o solo brasileiro com quase 10 bilhões de sacolas que irão permanecer poluindo por 5 séculos, pois eles se recusam a utilizar sacolas oxi-biodegradáveis, que em 18 meses  já terão se degradado e por isso, desde março de 2008 tem levado multa de 70 mil diáriamente no Paraná.

Curitiba, 22 de maio de 2009 – Pioneiro no país, está sendo lançado nessa sexta-feira (22/5), no Paraná, um dos mais criativos programas de sustentabilidade do setor varejista do país: o “Cliente consciente merece desconto”. É o único programa no Brasil que reverte benefício financeiro para clientes que não usarem sacolas plásticas para levar as compras. As lojas BIG e Mercadorama repassarão, integralmente e já no caixa, o custo das sacolas plásticas que deixará de usar – R$ 0,03 por sacola. A cada 5 produtos, o consumidor recebe o valor de uma sacola. Se comprar mais produtos, e não usar as sacolas, o abatimento será calculado proporcionalmente. No Paraná, as 9 lojas BIG e as 23 lojas Mercadorama participarão do programa ambiental a partir da proxima segunda-feira, dia 25.
A meta do Wal-Mart Brasil é ousada: reduzir pela metade o uso de sacolas plásticas até 2013. O programa de desconto é um dos passos para atingir essa meta. Outro é o incentivo ao uso da sacola retornável. O Wal-Mart Brasil oferece, desde setembro de 2008, uma sacola feita de algodão com o preço mais competitivo do mercado (R$ 2,50). Até hoje, 220 mil sacolas já estão sendo utilizadas pelos clientes paranaenses e 1,5 milhão em todo o país.

Ué, no dia do lançamento, entendemos que o programa era nacional, isto é, para todas as lojas Wal-Mart no país.

Você que compra nas lojas da rede em outros estados e leva sua própria sacola, não ficou levemente bravo com essa notícia? Afinal, para cada cinco produtos que você está levando em sua sacola você está sendo lesado em 3 centavos, que o supermercado embute no preço final da mercadoria. O que vale para um estado deve valer para todos. Ou você catarinense, paulista ou mineiro, vale menos que um consumidor paranaense para os donos da rede Wal-Mart? Exija seu desconto ou simplesmente diga que se não receber o desconto não irá comprar nunca mais na rede Wal-Mart.

TESTES NO PARANÁ

Em projeto-piloto desde 4 de maio no Mercadorama Tiradentes, em Curitiba, a iniciativa registrou R$ 67,14 em desconto repassado aos clientes e evitou que 2.238 sacolas agredissem o meio ambiente. Em Santa Catarina, o resultado também foi expressivo: R$ 339,96 em desconto e 11 mil sacolas a menos na natureza. Em testes mais longos foram feitos no Rio Grande do Sul a iniciativa mostrou-se ainda mais efeitiva. Em quase um mês de projeto-piloto – de 13/4 a 14/5 – R$ 999,81 foram dados em crédito aos clientes e mais de 33 mil sacolas deixaram de ser consumidas.

SUCESSO NO NORDESTE

No Nordeste, o programa foi testado durante três meses – dezembro de 2008 a fevereiro de 2009 – nas unidades Bompreço e Hiper Bompreço de Salvador e do Recife, alcançado resultados positivos: até o final de fevereiro deste ano, foram concedidos mais de R$ 35 mil de crédito nas compras dos clientes, valor esse que representa uma redução no consumo de 1 milhão de sacolas plásticas.

OUSADIA E MUDANÇA CULTURAL

“A rede Wal-Mart Brasil está profundamente empenhada em criar e aplicar soluções práticas de sustentabilidade”, afirma a gerente de Assuntos Corporativos da região Sul, Maria Isabel Jaekel da Silva. “O programa ‘Cliente consciente merece desconto’ privilegia diretamente o consumidor que também está preocupado com o meio ambiente”. O valor de R$ 0,03 é o custo unitário de uma sacola, que a rede repassa ao cliente para incentivá-lo a entrar nesta parceria. Mas Maria Isabel sabe que não é tarefa fácil. “Como se trata de uma grande mudança de hábito, acredito que a maior dificuldade é cultural, mas sei que estamos dando um grande passo para conscientizar o consumidor. É um processo que leva algum tempo e, por isso, é muito importante que os consumidores entendam o porquê da necessidade de mudança de atitude”. Estudos mostram que quase a totalidade da população reutiliza a sacola como saco de lixo. “Temos consciência de que não vamos eliminar por completo o plástico de nossas vidas. Defendemos uma utilização mais racional do produto”, afirma ela, que cita alternativas já utilizadas por clientes: manter em casa, para este uso, sacolas de algodão ou de qualquer outro produto; ter na bolsa ou no carro uma dúzia de sacolas plásticas comuns de súper, sem jogá-las fora; ter no carro caixas de papelão. “O cliente consciente saberá usar a criatividade para participar do programa”, concluiu.

A gestão do plástico na rede Wal-Mart Brasil está sendo identificada pelo que se determinou chamar internamente de 3Rs. Ou seja, reciclar (material com origem na loja, escritórios e do que é entregue pelos clientes), reusar (incentivar o uso das sacolas retornáveis de algodão e fornecer sobras e aparas de sacolas para serem recicladas) e reduzir (uso de bolsa de tecido que evita o uso indiscriminado de sacolas plásticas pelo cliente no momento do pacote e aplicação do programa “cliente consciente merece desconto”).

PERGUNTAS MAIS COMUNS

• Ganha desconto quem usar apenas poucas sacolas?

Não. O desconto só é concedido a quem não usar nenhuma sacola.

• O supermercado tem sugestão de como eu posso fazer para levar as compras?

Sim. Clientes do Wal-Mart tem usado cada vez mais sacolas retornáveis, a venda em vários lugares, inclusive no BIG e Mercadorama – nesse caso a preço de custo. Outros simplesmente usam as sacolas comuns de super, que guardam em casa ou no carro. Também há os que começam a utilizar carrinhos ou mesmo caixas de papelão.

• Como o funcionário do caixa vai calcular o desconto?

A caixa registradora já vem programada para fazer o cálculo, considerando 5 unidades por sacola plástica.

Exemplos de desconto:

1 produto R$ 0,03 de desconto
2 produtos R$ 0,03 de desconto
5 produtos R$ 0,03 de desconto
6 produtos R$ 0,06 de desconto
11 produtos R$ 0,09 de desconto

• Todas as lojas Wal-Mart no PR vão participar do programa?

Não, apenas as lojas BIG e Mercadorama.

Isso é o que veremos. O cliente tem que exigir seu desconto, bata o pé ou leve seu rico dinheirinho para dar lucro para outras empresas que respeitem você.

No Paraná, certamente, a “pedido” da SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado, eles darão este desconto em todas as lojas da rede em 30 dias, quer apostar?

MAIS SUSTENTABILIDADE

Antes desta iniciativa, no Brasil, o Wal-Mart Brasil já utilizava sacolas reprocessadas desde novembro de 2006. Estas peças são produzidas com aparas das mesmas sacolas, o que reduz em 30% a matéria-prima e gera economia anual de 1,2 mil toneladas de resina plástica virgem (nafta – derivado do petróleo). Mas a rede faz mais. A empresa também tem desafiado a indústria a reduzir embalagens, modificar processos ou matérias primas e criar formas de reduzir o impacto ao meio ambiente. Com parceria com fornecedores já conquistou itens diferenciados. Alguns exemplos são o Cobertor feito 100% com fibra de garrafa PET, o travesseiro ECO, e têxteis, como a camiseta PET também feitas com fibra PET. Até parte dos uniformes das nossas lojas são feitos desta maneira. Temos ainda produtos cujas embalagens possuem a certificação do FSC (Forest Stewardship Council) e mais de 1,5 mil produtos orgânicos comercializados pela rede. Com grandes indústrias, temos exemplos como o sabão em pó Ariel Ecomax, que usa menos água para lavar roupa (Procter & Gamble), o Banco Imobiliário Sustentável (Estrela) e até um celular ecológico, lançado este mês em parceria com a Motorola.

Agora eles podem dar mais exemplos de sustentabilidade ao mudar suas embalagens plásticas de dentro da loja para plástico oxi-biodegradável, como por exemplo, sacola para frutas, legumes e verduras – FLV – bobina de açougue, sacos de plástico de padaria, plástico flexível, aquele que embrulha as bandejas de isopor …

No mundo, o Wal-Mart anunciou investimentos de US$ 500 milhões em Sustentabilidade em 5 anos. A sustentabilidade é um programa contínuo e está sendo desenvolvido em todas as áreas da empresa.

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