skip to Main Content

RES Brasil é premiada como um dos destaques do Anuário Brasileiro de Sustentabilidade 2010/2011

As empresas com melhor e pior desempenho no Anuário Brasileiro de Sustentabilidade 2010/2011

A partir da análise de 500 empresas, referente à suas contribuições para a promoção da responsabilidade social e ambiental, pesquisa da Agência BRASIL SUSTENTÁVEL para o ANUÁRIO BRASILEIRO DA SUSTENTABILIDADE 2010/2011 destaca os 50 melhores exemplos.

O método de aferição seguem os critérios estabelecidos pelo Programa Internacional de Certificação Social de Qualidade CERTIQUALITY WORLD, prioriza critérios de reconhecimento público da atuação das empresas a partir de uma pesquisa de opinião nas esferas de atuação de cada uma.O mais importante é que as empresas só tomam conhecimento da avaliação com a publicação dos resultados, assim evitando quaisquer distorções que prejudiquem a credibilidade do processo

O processo está baseado na realização de uma ampla pesquisa de opinião junto ao publico nas esferas de atuação de cada empresa, cruzando informações de bancos de dados públicos quanto ao cumprimento da legislação, ética concorrencial, compromissos com a comunidade na área de atuação, transparência corporativa, entre outros.

Desenvolvida em 3 etapas (quantitativa, qualitativa e técnica) o processo de certificação é realizado de forma independente e autônoma sem qualquer contato ou interferência com as empresas pesquisadas. Essa característica confere às empresas selecionadas e certificadas pontos nos índices de avaliação de riscos à sustentabilidade de suas operações.

Na Lista POSITIVA, as primeiras 10 colocadas são PREMIADAS. As demais, em ordem alfabética, são CERTIFICADAS. Logo após divulgamos a LISTA NEGATIVA

PREMIADAS

FORD – Melhor MARCA, tendo o modelo ECO-SPORT como destaque no segmento de bens duráveis;

NOKIA – Melhor desempenho em logística reversa de bens de consumo;

Grupo SENPAR- Terras de São José – Melhor performance no segmento da construção civil, em especial pelo pioneirismo na introdução da tecnologia de reuso da água em assentamentos humanos com o empreendimento TERRAS 2 ( Itu-SP);

CAQUITUS – Melhor desempenho em processos produtivos sustentáveis, com destaque para a fabricação de álcool de cereais a partir do reaproveitamento de resíduos agrícolas (Duartina/SP);

Res Brasil Embalagens Sustentáveis – Melhor desempenho no segmento de inovações tecnológicas para a fabricação de embalagens, pela introdução da tecnologia D2W de biodegradação de plásticos;

Shopping Barigui – Curitiba – PR – Melhor desempenho no comércio varejista de qualidade;

Osklen – Melhor desempenho na promoção do conceito de moda sustentáveis;

Starbuck Coffee – São Paulo/SP – Melhor desempenho na promoção da sustentabilidade de suprimentos;

Indústria de Móveis Todeschini – Melhor desempenho no controle socio-ambiental da cadeia produtiva da fabricação de móveis e utensilios domésticos;

Mogi das Cruzes/SP – Melhor desempenho na relação indústria- comunidade em defesa dos recursos naturais na região do bairro onde se localiza o Distrito Industrial do Taboão.

Fonte – Agência Brasil Sustentável

Parabéns à Empresa RES Brasil, que, com a invenção da tecnologia D2W – plástico com ciclo de vida útil controlado -, revolucionou a história do plástico, fazendo com que os plásticos durem muito menos que o plástico convencional e diminuindo seu impacto no planeta.

O plástico com ciclo de vida útil programado D2W aproxima o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto contido na embalagem, ou seja, o produto que estiver embalado no plástico, não terá um tempo de vida muito diferente do plástico da embalagem, ao contrário do plástico convencional que fica por 500 anos poluindo o planeta, o plástico com ciclo de vida útil programado em aproximadamente 18 meses já terá se biodegradado, sobrando apenas biomassa, água e uma pequena quantidade de CO2.

A FUNVERDE escolheu este plástico com ciclo de vida útil programado D2W em 2005 como a melhor opção para substituição do plástico com vida eterna, onde a fábrica não demite um único funcionário para se adaptar e não gera despesas em troca de equipamento para o dono da indústria, tornando-se assim a única opção viável econômica e ambientalmente para onde o plástico não pode ser substituído. Esta transição não é onerosa e substitui as sacolas plásticas fabricadas com plástico convencional e todos os demais plásticos de uso único, que correspondem a 80% de todo o plástico consumido em qualquer lugar do mundo.

Em um país em que o índice de reciclagem não chega a 1% de todo lixo produzido, em que pouco mais de 5% das cidades tem reciclagem organizada pelo poder público, em que pouco mais de 10% de suas cidades conta com aterros controlados, é necessária a mudança nos produtos para diminuir a poluição do planeta.

Lembrando sempre que para sacolas plásticas de uso único, a FUNVERDE recomenda o uso de sacolas retornáveis, que são boas para o planeta, exceto em casos em que elas são imprescindíveis, como em açougues, peixarias ou outros produtos que não podem ser acondicionados em sacolas retornáveis.

Pedimos a todos, pense em reduzir o consumo de produtos que são utilizados somente uma vez, reutilize, recicle, pense nos nossos filhos, netos e bisnetos, precisamos fazer o possível agora para que haja um ambiente saudável para os seres que ainda nem nasceram, os seres do amanhã.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top