skip to Main Content

Rio Claro, SP – Uso racional de sacolinhas é destacado em audiência

Jornal Cidade de 16 de maio de 2009

Problemas causados pelo uso indiscriminado de sacolinhas plásticas foram debatidos no Legislativo

De forma unânime, os participantes da Audiência Pública sobre o uso de sacolinhas plásticas enfatizaram a importância da iniciativa do vereador Julinho Lopes em promover e ampliar os debates sobre o tema.

A audiência aconteceu na quarta-feira, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. Autoridades e representantes da sociedade civil destacaram que Rio Claro, através do trabalho de Julinho Lopes, é mais um município de fato preocupado em chamar a atenção para os problemas causados pelo uso indiscriminado de sacolinhas plásticas.

Proteger o meio ambiente e buscar alternativas para a substituição do plástico convencional por embalagens oxi-biodegradáveis conforme os mais novos recursos tecnológicos são os objetivos do vereador.

Por resultado dos debates e exposição dos especialistas, a audiência propôs estimular campanhas educativas a partir da iniciativa do vereador e intensificar a busca de recursos alternativos para futura substituição de sacolas plásticas por outras de composição biodegradável.

O vereador Julinho Lopes avaliou que os resultados dos trabalhos até aqui realizados são satisfatórios. “Foi um encontro produtivo, democrático, de forma que houve oportunidade de alertar a população sobre o uso indiscriminado deste tipo de produto e, a partir de agora, incentivar campanhas educativas”, acrescentou.

Durante a Audiência Pública fizeram uso da palavra: Silvia P. Rolim, do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos; Marcos Fernandes Gaspar, da Organização Miraterra; Sidnei Teixeira Leite, representando a empresa Ladal; Eliandro Barbosa Felipe, da Basf; Adriano Ventura de Faria, pela Unesp; Milton José Machado Luz, secretário municipal de Meio Ambiente; Ary de Araújo Júnior, da Associação Paulista de Supermercados e Eduardo Van Roost, da empresa Res.

Ainda estiveram presentes acompanhando os trabalhos no plenário da Câmara o Sr. Alex Sander Lopes Ribeiro, da Ecosacolas; Maíra Carvalho, empresa Res Brasil, de Valinhos (SP); Ivan Castanho, representando o deputado Aldo Demarchi; Elisangela Rodrigues, Teresa Roupas Feitas; Maria Elena di Mori, secretaria municipal de Agricultura; Hamilton Souza e Humberto Fernando Pantoja, Supermercados Pantoja; Reinaldo Frolini Júnior, Frolini & Cia.ltda.; Luiz Carlos da Conceição e Margarete Cristina Rodrigues, Projeto Fio da Meada; Miguel Milinski, Sepladema; André Luís Martins, Esgo-Tec; José Antonio Castello Branco, Sepladema; Ary Araújo Júnior, Apas; Reinaldo César Bortolin, Unesp; Carlos Alberto de Lucca, secretário Municipal de Agricultura; Ana Clara Bollis Milinski, Colégio Puríssimo; Adriano Ventura de Faria, Unesp e Flávio A. Mallaco, Sepladema.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top