skip to Main Content

São Paulo – Adiada votação do fim das sacolinhas plásticas de uso único

Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo adiaram mais uma vez a votação do projeto de lei 528/2009, do vereador Carlos Alberto Bezerra (PSDB), que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em lojas e supermercados.

O projeto estava previsto para ser votado nesta quarta-feira, 17, mas foi suspenso novamente, segundo o Sindicato dos Químicos de São Paulo, que acredita que a suspensão ocorreu por conta da pressão dos trabalhadores durante manifestações feitas ontem e hoje por integrantes do sindicato, que são contra a proibição.

Cerca de 150 pessoas protestaram na tarde de hoje em frente à Câmara Municipal, no Centro de São Paulo, contra a aprovação do projeto, que segundo o sindicato, causará a demissão de cerca de 20 mil pessoas.

Para o sindicato, o projeto, que dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas descartáveis por sacolas reutilizáveis, em todos os estabelecimentos comerciais no Município de São Paulo, a discussão sobre o assunto tem que ser mais aprofundada antes da determinação da lei.

A entidade que representa a categoria reivindica ainda que o projeto seja rediscutido, que os trabalhadores possam opinar e que sejam procuradas alternativas para a substituição.

Os vereadores paulistanos não entraram em consenso para votar na semana passada um projeto que estabelecia prazo até 2014 para o fim das sacolas plásticas no comércio da capital paulista. Segundo petistas e vereadores do “centrão”, um novo projeto substitutivo deve ser analisado nesta semana, mas sem chance de ser votado neste ano.

Fonte – Jornal da Tarde de 18 de novembro de 2010

O que o sindicato dos químicos tem com isso? Não deveria ser o sindicato dos plásticos? Esquisito, muito esquisito quem a máfia do plástico escolhe para usar de escudo.

O prazo de 2014 já era muito longo para banir esta praga, símbolo do consumismo e mesmo assim, cremos que nem em 2020 alguém fará alguma coisa em sampa. A máfia do plástico é muito poderosa e os políticos são muito acessíveis, entenderam? 

Mais uma batalha ganha pela máfia do plástico e, quem sofre, é sempre a própria população. Quem irá morrer nas inundações causadas pelas sacolas plásticas, o xico bisfenol tóxico ou a dona maria e o seu joão? A população acha lindo poder usar a sua sacolinha, por simples preguiça de levar de casa sua sacola retornável, seu carrinho de feira e ninguém pensa nos males causados por usar um produto que demora 1 segundo para ser produzido, é usado por 30 minutos e depois fica por 500 anos poluindo o planeta.

Sacola retornável, já!

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top