skip to Main Content

Tese de doutorado – Planeta Ciudad: Ecología Urbana y Planificación de Ciudades Medias de Brasil

Enviado por nosso estimado colega Fábio Angeoletto.

Aos interessados, minha tese de doutorado “Planeta Ciudad: Ecología Urbana y Planificación de Ciudades Medias de Brasil”, defendida na Universidade Autônoma de Madrid, está disponível para leitura e download neste endereço: http://es.scribd.com/doc/110692845/Planeta-Ciudad-Ecologia-Urbana-y-Planificacion-de-Ciudades-Medias-de-Brasil ou clicando na imagem acima.

A tese contém três estudos. O primeiro analisa a gestão ambiental das cidades médias do Brasil (aquelas com populações entre 100 mil e 500 mil habitantes), que, desde os anos 90, estão crescendo mais rapidamente, em número e área, dos que as pequenas e grandes cidades, e concentram 25% da população brasileira.

Os demais estudos analisam a diversidade vegetal de quintais de uma das cidades médias do Brasil (Maringá – PR) ao longo de um gradiente social. Os quintais são um tipo de uso do solo bastante comum, às vezes atingindo em conjunto 30% ou mais da área urbana total das cidades. Esses habitats possuem uma enorme capacidade de conservação da biodiversidade e podem ser planejados para o reforço da segurança alimentar. Apesar disso, são muito pouco pesquisados, e virtualmente invisíveis às municipalidades.

Parâmetros ecológicos como índices de diversidade, e de planificação, como cálculos de área livre para plantios são analisados, e quintais de moradores de baixa e alta renda são comparados. Identificamos centenas de espécies vegetais nesses espaços. Todas as espécies foram checadas na RED LIST de espécies ameaçadas da IUCN, e encontramos 08 espécies ameaçadas de extinção em cultivo nos quintais. Um projeto de incremento da biodiversidade através da introdução de árvores frutíferas em quintais da periferia de Maringá é descrito. Os resultados dos estudos e do projeto de extensão são discutidos, e diretrizes de planejamento são sugeridas.

O primeiro capítulo traça um panorama da urbanização no mundo, e detalha as especificidades dos rumos da urbanização no Brasil, como a tendência do estabelecimento de famílias menores, com um consequente aumento do número de moradias.

Fabio Angeoletto – Dr en ecología y medio ambiente / universidad autónoma de madrid em 30 de outubro de 2010

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top