skip to Main Content

Uberaba, MG – Supermercados estão cumprindo a legislação

Apesar de nem todos os empresários estarem preparados para cumprir a Lei 11.089/10, que dispõe sobre a responsabilidade pela distribuição e utilização de sacolas plásticas comuns e sua substituição no município pelas sacolas ecológicas, oxibiodegradáveis ou retornáveis. o diretor da Assuper (Associação dos Supermercados de Uberaba e da região do Triângulo Mineiro), Matusalém José Alves, garantiu que o setor está preparado para cumprir a legislação. “Acredito que o empresário não terá problema com esta lei, porque muitos já estão oferecendo as sacolas oxi-biodegradáveis para os clientes levarem suas compras”, afirma.

Em relação ao fato de alguns especialistas entenderem que está as sacolas oxibiodegradáveis não são as mais aconselhadas para diminuir a degradação ao meio ambiente, o diretor explicou que existem alguns laudos negativos e outros positivos em relação aos benefícios destas sacolas. “No meu ponto de vista, o que está acontecendo é uma política muito grande no setor de produção”, garante.

Segundo o diretor da Assuper, os laudos iniciais comprovam que a sacola oxibiodegradável se decompõe mais rápido na natureza do que as que eram tradicionalmente usadas no mercado. “Eu percebo que o empresário não mediu esforços para cumprir a legislação, porque não quer pagar multa ou correr o risco de ter o alvará de funcionamento suspenso. Apesar de existir uma pesquisa sobre as sacolas oxibiodegradáveis, é lógico que existem novos estudos sendo feitas sobre sua eficácia no meio ambiente”, finaliza.

Fonte – Jornal de Uberaba de 28 de junho de 2011

A tecnologia de plástico oxibiodegradável ja foi e continua sendo mais testada do que qualquer outro tipo de plástico e não existe um único laudo negativo, o que existem são pitacos da máfia do plástico. A FUNVERDE apóia e incentiva o uso do plástico oxibiodegradável como substituto para o plástico convencional desde 2005.

Mas claro, ele deve ser utilizado onde não puder ser utilizada a sacola retornável. Esta sim, é a solução final e ideal para o transporte de compras.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top