skip to Main Content

VIAPAR realiza mais uma edição do programa Despoluir

Veículos vão ser aferidos no posto da PRE em Peabiru

Entre 20 e 30 caminhões devem passar por testes para verificar índices de poluição

Será realizada nesta terça-feira (9), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Peabiru (a 60 Km de Maringá), localizado na PR-317, mais uma edição do programa Despoluir. A iniciativa está marcada pra começar às 9 horas da manhã e deve prosseguir até às 16 horas. Na oportunidade devem ser aferidos entre 20 e 30 caminhões.

A concessionária VIAPAR, empresa responsável pela administração de estradas nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado apoia o projeto faz vários anos. “Ele tem por objetivo promover – por meio da aferição veicular – a redução da emissão de poluentes visando à melhoria na qualidade do ar e o uso racional de combustíveis”, explicou o coordenador de Tráfego e Pedágio da VIAPAR, Valdemir Branco.

Aproximadamente 10 % dos veículos apresentaram irregularidades, ou seja, alteração no volume de fumaça preta liberada, mas ao contrário do que se possa imaginar o Despoluir não é um programa punitivo. Se constatado algum problema o motorista é orientado a procurar um serviço especializado para verificar a bomba injetora, bicos ou o diesel consumido. Os veículos aprovados ganham adesivos.

Lembrando que a iniciativa será realizada pela VIAPAR em parceria com o CNT, Fetranspar, Setcamar e PRE. Os equipamentos que fazem as medições são inspecionados e aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), seguindo os padrões de emissão de poluentes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão que estabelece as diretrizes nacionais para a poluição ambiental federal.

Fonte – Marcelo Bugarelli, assessoria de comunicação da VIAPAR

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top