skip to Main Content

Xanxerê comemora 3 anos sem sacolas plásticas de uso único

Xanxerê comemorou, no dia primeiro de abril de 2011, 3 anos sem sacolas plásticas de uso único. Parabéns Xanxerê, a primeira cidade brasileira a banir as sacolas plásticas de uso único, em 1º de abril de 2009. Vocês foram os pioneiros, corajosos e conseguiram limpar a cidade e melhorar a vida dos xanxerenses, que agora se livraram de 10% de todo o lixo gerado diariamente em qualquer cidade. Graças a vocês, o poder público economizou em limpeza pública, pois as sacolas são uma praga quando descartadas incorretamente, sujando a cidade, entupindo bocas de lobo, indo parar em fundos de vales, rios e finalmente indo para o oceano, matando animais, aves e peixes e causando enchentes. 

Após implantar o projeto na cidade, os supermercadistas levaram a sua experiência para todas as cidades do país que os convidaram a expor o projeto. A FUNVERDE abusou da paciência do Edson e do Ary os convidando para relatar a experiência de Xanxerê em diversos eventos pelo país e eles sempre aceitaram o convite gentilmente. Eles também vieram a Maringá, berço da guerra contra as sacolas plásticas de uso único, mas aqui, onde nasceu a resistência contra essas malditas sacolas desnecessárias, símbolo do consumismo, nada mudou, a cidade não avançou no banimento das sacolas.

Dizem que santo de casa não faz milagre e nesse caso é a mais pura verdade, pois já propusemos 3 leis desde 2005 e até agora nada, os maringaenses continuam a poluir o planeta com milhões de sacolas plásticas por ano, pois tem supermercadista teimoso, que prefere fazer propaganda com sua sacola do que proteger o planeta.

Então, vamos a um resumo da batalha de Xanxerê contra as sacolas.

Os supermercadistas se organizaram em novembro de 2008 e decidiram que em 1º de abril de 2009 baniriam as sacolas plásticas de uso único.

Iniciaram palestras em escolas, fizeram reuniões com a prefeitura para explicar a necessidade do banimento e coordenarem ações de educação ambiental para crianças e adultos.

Foram fabricadas sacolas para serem comercializadas a preço acessível a todos.

Cartazes foram colados em vários  locais na cidade, folders distribuídos para os consumidores, a mídia foi mobilizada, tudo para informar a data do banimento das sacolas e o motivo do banimento.

Folder para ensinar a usar sacola retornável.

O Edson Marció, do Supermercados Marció nos enviou os banners criado para comemorar esta data histórica para a cidade e para o país.

Edson, o post está com um mês de atraso mas faltou tempo, são muitas batalhas e poucos soldados da mãe terra para lutar contra os poluidores. Mas saiba que nunca nos falta vontade de publicar histórias e vitórias como essa que mudam o destino do planeta e dos habitantes do planeta, de hoje e de amanhã.

Parabéns Edson e Ary e a todos os outros supermercadistas, à prefeitura de Xanxerê e a todos os xanxerenses, vocês são o exemplo de que a mudança para um planeta sustentável é possível, é fácil e é bom para todos.

Edson e Ary, a coragem de vocês fez mudar Xanxerê e todas as cidades que vocês visitaram, realizaram reuniões, implantaram o projeto.  Vocês são um exemplo para a humanidade. Parabéns amigos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top