skip to Main Content

Máquina para uso doméstico transforma óleo usado em biodiesel

Uma máquina capaz de transformar o óleo de cozinha usado em biodiesel. O processo de reaproveitamento não é algo novo, mas o mais interessante deste produto é a praticidade que ele oferece por poder ser instalado nas próprias residências. Ter hábitos mais saudáveis inclui a redução na utilização de frituras, mas como eliminá-las totalmente é uma tarefa difícil, o BioBot 20 é uma opção sustentável para o descarte do óleo residual.

A máquina inglesa evita que a gordura seja despejada no esgoto, poluindo milhares de litros de água potável.

Além disso, essa é uma opção de combustível menos poluente que o tradicional óleo diesel, proveniente do petróleo. O BioBot 20 é uma máquina prática para a produção de biodiesel e também é uma ferramenta educacional, pois o processo de fabricação do combustível é uma demonstração de princípios químicos.

O processador doméstico tem capacidade para trabalhar com até 20 litros de óleo, misturados ao metanol, a cada lote. O bombeamento e todas as fases de reações necessárias até que o óleo seja transformado em biodiesel levam de 12 a 24 horas para serem finalizados. Depois disso, o combustível está pronto para o uso.

O processo pode parecer lento, se comparado à praticidade oferecida por um posto de abastecimento. No entanto, é preciso considerar que este é um processo barato, já que o óleo é reaproveitado, portanto não tem custos adicionais, e também é uma opção ecologicamente correta. O BioBot 20 está disponível comercialmente por US$ 655, aproximadamente R$ 1.300.

Fonte – Site do Deputado Rasca

Imagine uma grande empresa que tem muitos funcionários e que gera muito óleo em seu refeitório. Esta empresa pode fazer uma campanha pedindo para seus funcionários trazerem o óleo culinário pós consumo de casa e a empresa  transforma este passivo ambiental em combustível, preservando o planeta.

Cada 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, entope o sistema de coleta de esgoto e contamina o planeta. Pequenas soluções juntas mudarão o destino da humanidade.

Veja o funcionamento da máquina.

Este Post tem 2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top