skip to Main Content

Instituto é criado para facilitar o entendimento dos plásticos biodegradáveis e testar a autenticidade dos materiais

Os brasileiros utilizam, por ano, 15 bilhões de sacolas plásticas. O destino de todo esse material e o impacto causado no meio ambiente são temas de discussão no mundo inteiro, devido ao descarte incorreto quanto a sua longa permanência na natureza. Atualmente, o mercado oferece algumas soluções para reduzir esse impacto, mas ainda há dúvidas por parte da sociedade e dos governos em como criar novos hábitos e como saber se estão recebendo de fato uma embalagem plástica biodegradável. Por isso, foi criado o Instituto Ideais – Instituto de Incentivo e Desenvolvimento de Embalagens Ambientais, Inovação e Sustentabilidade –, para ajudar na discussão do uso de plásticos biodegradáveis.

Formado por cientistas, pesquisadores, ONG´s e fabricantes de embalagens plásticas degradáveis (hidrobiodegradáveis, oxibiodegradáveis, hidrossolúveis), o Instituto Ideais surgiu para apoiar pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e materiais, contribuir para a fiscalização no uso de materiais e tecnologias através de testes e laudos, além de promover a educação ambiental, o consumo consciente, o descarte correto, a reciclagem e atuar junto ao poder público na normatização e na certificação de plásticos degradáveis.

Entre os principais nomes do instituto está o Prof. Dr. Telmo Ojeda, engenheiro químico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, uma das principais autoridades nos estudos sobre a utilização de plásticos degradáveis, com artigos publicados em conceituadas revistas científicas internacionais. Destaque também para o engenheiro Fernando Figueiredo, responsável pela introdução pioneira no Brasil de sacos plásticos compostáveis em 2002. Fazem parte dos membros fundadores a Funverde, a OPA, a EcoSigma e empresas detentoras das tecnologias, materiais e aditivos certificadas.

Fonte – Ascom Instituto Ideais

Publicado nas mídias Ambiente Brasil, Web Resol, Revista Meio Ambiente Industrial, Eco Informação, Ambiente Franco, Physis Sda, Brasil Agro, Preserva Ambiental, Bota Para Girar, Vale Verde, Liga Profissional dos Gestores Ambientais

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top