skip to Main Content

31 de março de 2007 sábado – Palestra sobre biodiesel de óleo de cozinha usado

Com uma semana de atraso, estou finalmente postando a palestra da semana passada.

Palestra na ACIM – associação comercial e industrial de Maringá sobre a importância do rerefino de óleo de motor e biodiesel a partir de óleo de cozinha usado, com palestrante da empresa NORTOIL, que dá destinação ao óleo que é trocado nos postos e oficinas mecânicas.

– 1 litro de óleo de motor disposto incorretamente contamina um quilômetro de terra, podendo chegar ao lençol freático – H2O que bebemos – principalmente no Paraná, que está sobre ouro líquido, reserva para nossos descendentes, o aquífero guarani.

– 1 litro de óleo de cozinha jogado no ralo da pia contamina 1 milhão de litros de água, suficiente para uma pessoa utilizar durante 14 anos.

Com a utilização do biodiesel, pode-se, ao invés de contaminar o ambiente, a dona de casa pode dar a destinação correta para o óleo que sobra de frituras, colocando em uma garrafa PET e deixando para o coletor de recicláveis, ao lado do lixo reciclável, pois aqui em Maringá, os coletores de recicláveis passam uma vez por semana por casa.

100 litros de óleo usado + 10 litros de álcool = 100 litros de biodiesel + 10 litros de glicerina.

O que é peneirado – restos de alimentos, pode virar adubo ou ração.

Se eu fosse um usineiro – estão construindo uma usina de biodiesel aqui em Maringá – não pensaria duas vezes antes de apoiar nosso projeto, afinal ele não vai ter que comprar o grão, triturar, tirar o óleo, enfim, pagar pelo grão.

Esse óleo já está pronto para virar combustível, é ecologicamente correto, é uma reciclagem deste óleo, para que utilizar solo fértil e começar do zero, desperdiçar este óleo que serviu de alimento e agora pode servir de combustível.

E não adianta falar que só o álcool já vai manter toda nossa frota, pois nosso sistema de transporte, infelizmente – erraram no século passado ao não fazerem mais ferrovias – depende totalmente do diesel e assim há a necessidade do biodiesel porque senão o país pára.

Sei que estão fazendo pesquisas com pinhão manso, pupunheira e tantas outras plantas, mas o biodiesel virá mesmo da soja, causadora da destruição da amazonia e mesmo que venha de outras sementes, ainda assim temos que utilizar terra fértil para virar combustível.

Então, que tal falar com seus vizinhos, colegas de trabalho, pessoas na sua igreja, amigos, para dar destinação correta ao óleo de fritura?

O planeta água agradece.

Vieram aproximadamente 50 pessoas porque houve várias atividades paralelas no JK neste dia, mas estamos virando craques em biodiesel.

O importante é que os estagiários que irão fazer o levantamento das empresas – refeitórios -, restaurantes, pasteleiros, feirantes para ter dados concretos de quanto óleo se utiliza comercialmente em Maringá, estavam lá e puderam acabar com as dúvidas, afinal, queremos que eles entendam o trabalho importante que irão desenvolver este ano.

O grupo de estagiários que irá dar curso de sabão e boas práticas ambientais em igrejas, condomínios verticais e associações de bairro também estava presente.

A próxima palestra – na primeira semana de maio – será sobre sabão – em barra, líquido, em pasta – e como eles irão dar os cursos.

Você não está mal de visão, algumas fotos sairam desfocadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top