skip to Main Content

A FUNVERDE apóia plásticos biodegradáveis desde 2005

Em 2004, quando nós acordamos para o grave problema da plastificação mundial, nos empenhamos em encontrar uma solução para este grave perigo que até então ninguém havia notado.

Numa busca por várias tecnologias que durou mais de um ano, em que fizemos várias reuniões com representantes de tecnologias que poderiam substituir o plástico convencional, estudamos laudos, envolvemos pesquisadores e um grande número de voluntários, todos voltados para solucionar o problema do plástico, elegemos o plástico com ciclo de vida útil programado biodegradável derivado de petróleo d2w como a melhor alternativa para não deixar nossos descendentes vivendo sobre um planeta plastificado.

Descobrimos durante este tempo de busca que 80% de todo plástico é usado apenas uma vez durante 1 ano e depois jogado no planeta para ficar poluindo por 500 anos. Que 20% de todo o lixo gerado diariamente no planeta é composto por plásticos e que metade isso, isto é, 10% de todo o lixo gerado diariamente é composto por sacolas plásticas de uso único.

Foi aí que decidimos que se queríamos combater o plástico, deveríamos iniciar pela embalagem mais supérflua inventada, a sacola plástica de uso único. Uma sacola plástica de uso único demora 1 segundo para ser produzida, é usada por meia hora e depois é deixada como passivo ambiental para os habitantes que só habitarão o planeta em 5 séculos.

Desde a primeira sacola plástica que foi fabricada, no século passado até a que você usou hoje, todas elas ainda estarão poluindo por 5 séculos, já que a reciclagem de sacolas é praticamente nula, já que são necessárias no mínimo 500 sacolas para o catador de recicláveis conseguir 1 quilo de plástico, que será vendido por poucos centavos e que na maioria das vezes não poderá ser reciclado pois está contaminado com alimentos dispostos dentro das sacolas. Sacolas plásticas são dispensáveis, devem ser banidas e voltarmos a usar sacolas retornáveis ou qualquer outro meio permanente para transportar compras.

Em 2005 criamos a primeira lei para conter o uso indiscrimado de sacolas plásticas de uso único e hoje temos leis espalhadas por todos os estados do país.

Mas, para os casos em que as sacolas são indispensáveis e que não podem ser substituídas por embalagens retornáveis necessitávamos de um plastico que não durasse uma eternidade e que não fosse prejudicial ao meio ambiente.

Desses 80% de plastico de uso único também devem ser substituídos por plásticos que durem menos, que aproximem o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto contido na embalagem, como por exemplo, embalagem de xampu, iogurte, e todos os outros produtos utilizados rapidamente, mas cujas embalagens poluem por séculos.

Aí entra o plástico com ciclo de vida útil controlado com tecnologia d2w, que em 18 meses já terá se biodegradado, restando apenas água, biomassa e uma pequena quantidade de CO2, tecnologia que apoiamos desde 2005 como a solução ideal para os casos em que o plástico não pode ser substituído.

Desde 2007 nossa logo está em sacolas plásticas biodegradáveis de muitas empresas, como apoiadores institucionais, mas esta é a primeira vez que está estampada num outdoor.

Se você estiver passando pela Rodovia dos Bandeirantes sentido São Paulo, no KM 41 onde existe um tráfego mensal de 1 milhão e 250 mil veículos, você poderá ver do lado esquerdo um outdoor do plástico biodegrável d2w e no canto inferior direito a logo da FUNVERDE. Veja o website no outdoor e digite no seu navegador para saber mais sobre plásticos ambientalmente corretos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top