skip to Main Content

Renovação da Moratória da Soja acontece em 13 de outubro

Iniciativa tem como objetivo boicotar o grão produzido em terras de novos desmatamentos ilegais na Amazônia

Na próxima quinta-feira (13/10), em Brasília (DF), será renovada a Moratória da Soja. Liderada por produtores, empresas e organizações não governamentais (ONGs), a iniciativa tem como objetivo boicotar a soja produzida em terras de novos desmatamentos ilegais na Amazônia. O compromisso foi assinado pela primeira vez em 2006 e tem sido repactuado anualmente.

O acordo é integrado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), além de ONGs ambientalistas como o Greenpeace, a Conservação Internacional e o World Wildlife Fund (WWF). No ano passado, o Banco do Brasil deixou de oferecer crédito a produtores de soja que plantem em áreas desmatadas ilegalmente desde julho de 2006.

O monitoramento do Grupo de Trabalho da Soja considera desmatamentos com mais de 25 hectares. A partir de sobrevoos sobre os polígonos e a comparação com imagens dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é possível enxergar se houve novas devastações em fazendas produtoras. Se o grão foi plantado nessas áreas de derrubada recente, a propriedade passa a ser boicotada pelos compradores.

Segundo a Abiove, na safra de 2009/2010, o monitoramento identificou plantio de soja em 6,3 mil hectares dos 302 mil hectares de áreas monitoradas.

Fonte – Globo Rural 06 de outubro de 2011

Imagem – apoloniox70

Já passou da hora de haver o rastreamento dos produtos que causam desmatamento, de soja a carne, através da rotulagem, para os consumidores terem a escolha de consumir produtos que não destruam o planeta.

Não pense que é impossível, é só falta de vontade, pois os desmatadores normalmente são políticos ruralistas ou grandes latifundiários que mandam no país e nos políticos.

Vamos exemplificar. A cooperativa X faz óleo de soja. Ela tem o cadastro de todos os cooperados e sabe muito bem quem tem reserva legal, mata ciliar, se estão plantando soja transgênica … enfim, se esta cooperativa quisesse, ela excluiria o produtor que estivesse desmatando e colocaria no rótulo que o óleo deles não vem de área desmatada.

Quanto à carne é a mesma coisa, cada supermercado sabe de onde vem a carne que vende e deve rotular esta carne como não vindo de areas de desmatamento para o consumidor saber o que ele está comendo não prejudicará o que seus descendentes terão para comer, simples assim.

Claro que esta rotulagem pode avançar no futuro, como óleo com 0% de transgênico, carne sem antibiótico, verduras, frutas e legumes orgânicos … responsabilidade com o planeta gera segurança para todos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top