skip to Main Content

A Palavra de Ordem É: Reciclar!

hanneorla

por Augusto Martini

Tenho certeza que até a pessoa mais desatenta ao meio ambiente conhece as vantagens da reciclagem. A reciclagem evita a depauperação dos nossos recursos naturais, poupa energia elétrica, diminui o consumo de água, promove a qualidade do meio ambiente, cria postos de emprego, etc. E se for uma pessoa mais informada, tenho certeza que até já recicla o seu papel, separa as garrafas de vidro e plástico e leva suas pilhas usadas em postos de arrecadação. No entanto, sempre que for às compras continuará trazendo para casa uma quantidade enorme de produtos, embalagens, sacolas plásticas, papéis de embrulho… Pois é, reciclar e reutilizar são coisas importantes, mas devemos saber que temos a obrigação de reduzir isso tudo no ato de compra.

Ao comprar um produto, opte pelos biodegradáveis e recicláveis. Escolha aqueles que apresentam maior durabilidade e longevidade. Contribuirá para um melhor ambiente e ajudará a poupar os nossos recursos naturais. Perceba ainda se o produto tem uma embalagem que possa ser reutilizada. Muitas vezes os fabricantes, para tornar o seu produto mais atraente, optam por embalagens mais sofisticadas e impossíveis de reaproveitar. Sempre que possível compre produtos embalados em papel em vez de plástico, uma vez que a reciclagem dos primeiros é mais eficiente.

Quando for às compras, à feira ou supermercado, utilize sacolas de pano ou reaproveite as sacolas plásticas que deve ter aos montes em casa.

No caso das bebidas, utilize produtos embalados em materiais com retorno e/ou recicláveis e depois os encaminhe para a reciclagem.

Detergentes? Compre aqueles que sejam livres de fosfatos e que sejam biodegradáveis. Ao escolher os eletrodomésticos leia atentamente as indicações e compare os consumos de água e energia.
Estes são apenas alguns conselhos que podem torná-lo um bom amigo do meio ambiente.

Você sabia que:
. Cada ser humano produz, por ano, uma quantidade de lixo dez vezes superior ao peso do seu corpo?
. A decomposição natural de plástico demora cerca de 450 anos?
. Dezenas de milhares de mamíferos marinhos morrem por ano ao comer ou se emaranhar em detritos de plástico?
. Uma fralda descartável demora, no mínimo, três anos para se decompor naturalmente?
. Com cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 15 a 20 árvores de médio porte?
. Papel produzido com fibra reciclada produz menos poluição atmosférica, gasta menos água e menos energia?
. O alumínio de sua latinha de cerveja pode ser reciclado inúmeras vezes sem perda de qualidade?
. 84% do lixo doméstico pode ser reciclado?

Nos últimos anos a questão da gestão dos resíduos/desperdícios ganhou importância vital. Face ao aumento da quantidade de lixo gerada pela atual sociedade de consumo (ou deveríamos dizer sociedade de desperdício?), à falta de locais para depósitos, às polêmicas da incineração e da localização dos aterros sanitários, reciclar parece ser a chave para um futuro mais limpo e sustentável.

Reciclar implica reaproveitar, reutilizar.

A produção de materiais reciclados implica uma menor extração e delapidação dos recursos naturais do Planeta, um menor consumo de energia, um menor volume e número de lixeiras e incineradores e a consequentemente redução da poluição.

Para que a reciclagem tenha maior importância é essencial que se faça a coleta seletiva, separação e transformação dos resíduos eficientes, que a utilização dos resíduos enquanto matérias-primas secundárias seja muito empregada e economicamente vantajosa e que estes produtos tenham um público consumidor que os valorize.

Para que a reciclagem dos produtos se torne eficaz é necessário que a qualidade dos resíduos seja a melhor possível. Resíduos impróprios ou sujos podem contaminar todo um lote, tornando o trabalho de coleta inútil.

Abaixo, segue uma lista de material que pode ou não ser reciclável. Outro fator importante para uma reciclagem eficaz é a colocação destes materiais nos recipientes adequados para a recolha, quando seu prédio, casa ou rua tiver recipientes adequadas para cada tipo (vidro, papel, plástico, metal, etc.).

MATERIAL RECICLÁVEL

Papel: Jornais, revistas, cadernos, formulários, caixas em geral, fotocópias (xerox), envelopes, papel de fax, cartazes, cartolinas, aparas de papel.

Metal: Latas de alumínio, panelas, utensílios de ferro, arames, pregos.

Vidro: Recipientes em geral, garrafas e copos.

Plástico: Embalagens de refrigerantes, de produtos de limpeza e de higiene, de margarina, de leite, canos e tubos, sacos plásticos em geral.

MATERIAL NÃO-RECICLÁVEL

Papel: Etiquetas adesivas, papel carbono, papel higiênico, metalizados, parafinados, plastificados ou sujos, guardanapos, tocos de cigarro, lenços, fotografias.

Metal: Clips, ganchos, canos, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos.
Vidro: Espelhos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos, mistura de vidro de diferentes cores.

Plástico: Tomadas, misturas de papel, plásticos e metais, recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos.

Outros produtos que podem ser reciclados são as pilhas, os tôners, os cartuchos das impressoras, os disquetes de computador, os pneus usados e o óleo do motor, óleo de cozinha… Convém contatar a prefeitura ou associação de bairro para esclarecimentos sobre o local onde colocar estes produtos.

Atenção às falsas rotulagens, muitos produtos rotulados como reciclados ou “amigos do meio ambiente” não o são na realidade.Informe-se junto das autoridades competentes.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top