skip to Main Content

A rede portuguesa de supermercados Pão de Açúcar e Jumbo adotam sacolas plásticas com ciclo de vida útil controlado d2w

Pois é né, mais uma rede de supermercados que contamina o solo brasileiro com sacolas que duram 500 anos, despejam seu lixo de sacolas plásticas eternas aqui, mas em outros países eles agem como deveria agir o varejista preocupado com o planeta.

Novamente perguntamos, eles tem mais respeito por Portugal e pelos portugueses do que pelo Brasil e pelos Brasileiros? Nosso país e nosso dinheiro vale menos que o deles?

10% de todo o lixo coletado diariamente em qualquer cidade brasileira é composta de sacolas plásticas de uso único fabricadas com plástico convencional, aquelas que ficam por 500 anos ocupando lugar nos lixões, aterros, fundos de vale, rios e mares, em cima das árvores, em bueiros causando enchentes … e o governo não faz nada para mudar esta realidade, porque se quisesse, já teria resolvido o problema da sacola plástica de uso único no começo desde século … e o varejista que não respeita o país continua distribuindo essas malditas sacolas plásticas de uso único, e as fábricas, mesmo tendo tecnologia para transformar o plástico convencional em plástico com ciclo de vida útil controlado, não muda nada, não se sente responsável pelo lixo que fabrica … e o consumidor, folgado, faz de conta que não é com ele e continua levando estas sacolas plásticas eternas aos montes para sua casa.

Tudo bem que o consumidor é acomodado, não quer ter o trabalho de levar sua sacola retornável de casa, mas será que ele não pode ao menos cobrar que esta sacola de uso único que ele leva seja uma sacola com ciclo de vida útil controlado? Será que o consumidor acha que existe um outro planeta para fugir quando este ficar inabitável? Gente, são distribuídas mais de 20 bilhões de sacolas plásticas de uso único, fabricadas com plástico eterno por ano. Multiplique isto desde a década de 80 do século passado e tenha em mente que a sacola plástica de uso único corresponde a 10% de todo o lixo gerado diariamente em qualquer lugar do país. Tenha em mente que a primeira sacola que foi fabricada no início da década de 80 do século passado ainda está por aí, poluindo o planeta, o planeta que não pertence à nossa geração, pertence aos humanos do futuro, os seres do amanhã.

Consumidor, cidadão, acorde, estamos plastificando o planeta, estamos legando aos nossos descendentes um enorme problema, que é a plastificação planetária, estamos roubando terra fértil dos nossos descendentes para transformar em lixões, em aterros. Vamos parar de ficar na frente da TV assistindo novela e começar a usar o cérebro para outra coisa que não seja pensar nos dramas dos personagens das novelas.

Até quando a humanidade ficará agindo como uma horda de zumbis, consumindo e poluindo? Quando é que cada humano irá acordar e mudar cada um de seus hábitos que em conjunto está causando a extinção da humanidade, a destruição do planeta?

Até quando teremos que falar sobre sacolas? Estamos nessa guerra desde 2005 e nosso plano de banir a sacola de uso único até 2010 foi por água abaixo por causa de alguns humanos que não merecem o título de cidadão, porque não age como cidadãos, nem sabem o que significa cidadania, eles só podem ser taxados de consumidores, porque todos querem tudo ao mesmo tempo agora, consumindo em excesso, sonhando com objetos de consumo e com isso destruindo os recursos naturais que farão falta para os seres do amanhã.

De novo, outra vez, pedimos, leve sua sacola retornável quando for às compras e se esqueceu, ao menos boicote os supermercados que distribuem seus milhões de sacolas plásticas de uso único fabricadas com plástico convencional.

Se tiver preguiça de usar sacola retornável, ao menos exija do seu supermercadista e de qualquer varejista que utilize sacola plástica com ciclo de vida útil controlado.

Só para sua informação, pão de açúcar, carrefour e walmart utilizam, cada um deles 150 milhões de sacolas plásticas por mês, claro que estes dados são de 2007, porque agora deve passar de 200 milhões cada rede, a cada mês e eles, desrespeitosamente, se recusam a utilizar sacolas plásticas com ciclo de vida útil controlado. Será que eles merecem que você seja cliente deles? Sem o seu dinheiro, consumidor, eles irão à falência, ou melhor, quando perceberem que estão perdendo clientes, eles irão mudar sua atitude arrogante e irão parar de poluir o solo de nosso país. Você consumidor, pode tudo, mas tem que querer e depois, tem que agir.

Pedimos perdão pelas fotos, que estão horrorosas, a sacola parece que foi mastigada e cuspida, mas o que importa é dá para visualizar.

Este Post tem 2 Comentários

  1. a solução é o governo pôr uma lei para abolir as sacolas plásticas e então todos vão usar as retornáveis que hoje esquecem em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top