skip to Main Content

Um conto de natal – Acim doa 300 mudas de árvores para o Viveiro Municipal

O diário do Norte do Paraná de 17 de dezembro de 2008

Trezentas mudas de árvores da espécie manacá da serra serão doadas pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para a Secretaria do Meio Ambiente. A entrega será hoje às 8h30, no Viveiro Municipal.

A doação é uma medida compensatória pelo projeto “Um shopping a céu aberto”, que pelo quarto ano consecutivo iluminou as árvores dos principais trechos comerciais da cidade. Neste ano, foram iluminadas com mangueiras recicladas cerca de 1.800 árvores.

Gostou da notícia? Então tire este sorriso natalino da cara e de início a um ciclo de mau humor, porque a história não é bem um conto de natal.

Vejamos, em 2005 a câmara técnica de vegetação – da qual a FUNVERDE faz parte – do COMDEMA – conselho de defesa do meio ambiente de Maringá analisou o projeto de iluminação das árvores e fez um relatório dizendo que as luzes não prejudicavam as árvores e não prejudicam.

No entanto pedimos que em troca da utilização da arborização pública, a ACIM – associação comercial e industrial de Maringá doasse um determinado número de árvores para serem plantadas na região em que as árvores fossem iluminadas, resolvendo assim o problema de falta de árvores na cidade – já que a prefeitura vive reclamando que não tem dinheiro para comprar árvores de tamanho correto para a arborização urbana, mesmo a cidade tendo um vivieiro operacional, mas como político reclama de tudo …

Em 2007 a câmara técnica de vegetação do COMDEMA criou um percentual fixo, para não ter que todo ano determinar uma quantia, porque pode variar ano a ano a quantidade de árvores iluminadas, então a câmara determinou um percentual de árvores doadas em relação à quantidade iluminada.

Porém, contudo, entretanto, fomos claros que as árvores seriam para ser utilizadas para plantio nos locais onde as árvores seriam iluminadas e as espécies seriam as do plano diretor de arborização, mesmo que fosse o plano de 1953.

Agora é que vem a esperteza da prefeitura, estavam precisando de uns manacás – que nem considero árvore, é arbusto de jardim, assim como a murta, que graças aos céus já foi proibida de plantar no Paraná – manacás que só são plantados para não esconder a fachada das lojas e pediram para a ACIM estes arbustos, passando acim sobre a determinação dos membros do COMDEMA.

Deve ser por isso que convidaram os conselheiros do COMDEMA para a entrega das árvores somente mais de uma hora após a entrega ter ocorrido. Para mim ao menos a mensagem só chegou as 09:14 do dia 17 de dezembro.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top