skip to Main Content

Alterações climáticas fazem crescer morangos na Gronelândia

Aqui vai uma lista parcial dos vegetais que, cada vez mais facilmente, se desenvolvem na Gronelândia: batatas, tomilho, ervilhas, pimentas, tomates e morangos. Apesar de este não ser um país de plantações, a alteração acelerada do clima está a torná-lo capaz de produzir e fazer crescer alimentos que nunca se imaginariam aí há alguns anos.

A mudança está em curso: as batatas cultivadas comercialmente no sul da Gronelândia atingiram mais de 100 toneladas métricas em 2012, o dobro de 2008. Também a produção de hortaliças na região pode duplicar este ano, em comparação com 2012, de acordo com os dados do governo.

Segundo o Scientific American, as temperaturas têm aumentado no país e as chuvas têm diminuído. Alguns agricultores já produzem feno e as explorações de ovinos têm aumentado de dimensão. Alguns supermercados da capital do país, Nuuk, até vendem agora legumes cultivados localmente durante o Verão.

“As coisas estão a crescer mais depressa”, disse Kim Ernst, um chefe dinamarquês com um restaurante na zona temperada de Northern Lights. Todos os anos, ele experimenta cultivar novos legumes – e agora até morangos já consegue produzir.

“Cheguei aqui em 1999 e ninguém nessa altura teria sonhado em fazer isto. Mas agora os dias de Verão parecem mais quentes e maiores”, diz ele. O cozinheiro tem uma estufa e um jardim de Inverno ao ar livre que, em poucos meses, promete germinar novamente.

O fenómeno é de tal modo significativo que o governo da Gronelândia já criou, este ano, uma comissão para estudar de que forma as mudanças climáticas podem ajudar os agricultores a aumentar a sua produção agrícola e substitui-la pelos caros alimentos importados.

Aqui, o aquecimento global não está a causar tristezas. Talvez no futuro as pessoas possam usar a neve derretida para regar os campos e passem a comer morangos no Árctico, enquanto ele lentamente submerge.

Fonte – Greensavers de 08 de abril de 2013

Imagem – fxdx

Olá você, cético quanto ao aquecimento global. Se lá derrete, aqui queima, fica sem chuva, fica sem água, fica sem terra fértil… Precisamos dizer mais alguma coisa?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top