skip to Main Content

Brasil – 4% do CO2 são lançados por 35 empresas

Foi divulgado na terça-feira, em São Paulo, o Inventário Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa, um estudo sob a coordenação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (Gvces), em parceria com o World Resources Institute (Instituto Mundial de Recursos).

O levantamento, inédito no Brasil, mostra que no ano passado, apenas 35 grandes empresas lançaram 89 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera do país, ou seja, 4% de todas as emissões nacionais.

A indústria de transformação lidera em emissões com 89%, seguida pelo setor de mineração (10%).

Entre as companhias que constam do inventário estão a Petrobras, o Banco do Brasil, a Alcoa, Ambev, Furnas Centrais Elétricas, Natura e Souza Cruz.

As ações do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas fazem parte do programa internacional de normas de gestão ambiental, o GHG Protocol, integrado à Política Nacional de Clima e ao cumprimento da meta estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), ocorrida em Copenhague, em dezembro de 2009.

Os dados do levantamento de todas as 35 empresas participantes podem ser acessados no endereço eletrônico www.fgv.br/ces/registro.

Fonte – CONAPUB de 24 de junho de 2010

Foto – freefotouk

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top