skip to Main Content

UE fecha acordo para proibir corte ilegal de madeira

A venda de madeira ilegal e de produtos feitos com madeira ilegal será proibida em toda a União Europeia a partir do fim de 2012, de acordo com um pacto preliminar selado por parlamentares europeus obtido pela Reuters.

Ambientalistas afirmaram nesta quarta-feira que o acordo ajudaria a fazer com que as empresas parassem de lucrar com a destruição das florestas e fecharia as portas para a importação de madeira ilegal na Europa, o maior mercado mundial para produtos feitos em madeira.

As novas regras foram aprovadas pelos negociadores do Parlamento Europeu, pela presidência espanhola da UE e pela Comissão Europeia, e ainda precisam ser autorizadas pelos governos do bloco e pelo Parlamento pleno antes de entrar em vigor.

O banimento abrange a madeira bruta e produtos como móveis, pisos e barris, embora materiais impressos (como livros) serão eximidos por ao menos cinco anos, segundo o acordo.

As empresas terão de executar auditorias e avaliações de risco para garantir que toda a madeira foi cortada de maneira legal, e os que burlarem as regras sofrerão multas e sanções comerciais.

O grupo ambientalista Greenpeace disse que o acordo foi apoiado por uma maioria significativa de países da União Europeia, sendo contestado apenas por um pequeno grupo liderado por Suécia e Portugal.

O Greenpeace disse que 90 por cento da madeira produzida na Indonésia e mais de 60 por cento da cortada na Amazônia brasileira são ilegais.

Fonte – Charlie Dunmore, Reuters / MSN Verde de 16 de junho de 2010

Foto – BrazilPhotos Stock Agency

Se existe madeira ilegal é porque alguém compra. A partir do momento em que existirem regras para o consumo somente de madeira certificada, de manejo, a força dos que destroem as florestas indiscriminadamente acabará.

É´só ver o exemplo das grandes redes de supermercados, que a partir da pressão de ONGs, agora rastreiam a carne e o mesmo está acontecendo com o McDonalds e temos vários exemplos de empresas que começam a agir dentro da lei por pressão da ONGs, escolhas do consumidor e de leis.

No Brasil, a primeira lei federal que tem que ser criada urgentemente é a da proibição de compra de madeira sem certificação pelos órgãos públicos e por empresas que tomem empréstimos de bancos estatais. A carne merenda escolar de escolas tem que ser rastreada.

Somentes com medidas como estas a destruição das florestas será impedida, assim como o trabalho escravo e o aquecimento global.

Leis e escolhas das empresas e da população, estes são os caminhos para propiciar um futuro para a humanidade.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top