skip to Main Content

Brasileiro está produzindo mais lixo

 Maciej Dakowicz

A quantidade de lixo produzida pelos brasileiros está cada vez mais próxima dos descartes dos europeus, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A média de geração de lixo no Brasil atualmente é de 1,152 kg por habitante por dia, padrão próximo aos dos países da União Europeia, cuja média é de 1,2 kg por habitante por dia, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Nas principais capitais, o volume cresce ainda mais. A primeira colocada é Brasília, com com 1,698 kg de resíduos por habitante por dia, seguida do Rio de Janeiro, com 1,617 kg, e São Paulo, com 1,259 kg.

O volume de lixo cresceu 7,7% em 2009. A pesquisa mostra que a melhoria do poder de compra dos brasileiros faz com que a população gere cada vez mais lixo inorgânico, como embalagens descartáveis, enquanto a implantação de programas de coleta seletiva e os níveis de reciclagem não crescem na mesma medida.

Fonte – Correio do Brasil de 26 de maio de 2010

Enquanto isso a taxa de reciclagem no país é de 0,8%, só 7% das cidades tem coleta seletiva munipal, só 13% das cidades tem aterro sanitário ou controlado e o resto das 5.500 só pode contar com lixões a céu aberto, geramos diariamente no país mais de 150 mil toneladas de resíduos … as estatísticas estão aí, só não vê quem não quer ver para não ser obrigado mudar seus hábitos consumistas.

De 50 a 55% do resíduo gerado é orgânico e deve ser separado para compostagem e se transformar no adubo ideal para a agricultura. De 40 a 45% do lixo gerado é composto de materiais recicláveis que deve ser separado na fonte para voltar ao ciclo produtivo, diminuindo assim o uso de recursos naturais que devem ser poupados para as futuras gerações. Somente 5% de todo o resíduo diariamente é rejeito, isto é, que não pode ser reciclado ou compostado.

Diante dos dados acima, vemos que a única coisa que está faltando para resolver definitivamente o enorme problema com o lixo em que nós mesmos nos metemos é a separação na fonte, o único lugar em que faz sentido reciclar, pois o lixo pode ser separado, vai chegar limpo na mão do reciclador, não estará contaminado e por último e mais importante, a separação total de reciclável, compostável e rejeito aumentará a vida útil dos aterros, lixões em até 95%, ou seja, se fôssemos utilizar durante 100 anos um aterro, esse tempo praticamente dobraria.

Além de ser totalmente ilógico você enterrar lixo, pois estará enterrando adubo orgânico e materiais que voltariam ao ciclo produtivo, isto é, um liquidificador reciclado irá se transformar em outro equipamento, sem ter que impactar o ambiente procurando por recursos naturais que seriam necessários para fabricar este outro equipamento.

Ao pesquisarmos uma foto para ilustrar o artigo, encontramos esta sequência muito boa que mostra que a preguiça para reciclar na fonte gera um enorme problema ambiental e social demontrado no link a seguir http://www.flickr.com/photos/maciejdakowicz/sets/386746/show/

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top