skip to Main Content

Califórnia processa empresas por falsa rotulagem de embalagens biodegradáveis e recicláveis


O Estado da Califórnia (EUA) move ação contra três empresas por uso de informação falsa e rotulagem enganosa de marketing nas embalagens denominadas biodegradáveis e recicláveis, numa violação às leis vigentes naquele estado, com potencial dano ambiental. Leia a minuta do processo em anexo.

As embalagens objeto do processo receberam um tipo de aditivo “orgânico” que prometia a biodegradação em aterros sanitários e outros ambientes, na ausência de Oxigênio, gerando Metano (CH4), no prazo de cinco anos. A propaganda e rotulagem foram consideradas enganosas devido ao fato das embalagens não terem cumprido o que prometiam, não degradando em nenhum ambiente. O aditivo usado na produção era vendido como sendo um aditivo microbiano.

Este tipo de aditivo – que inclusive está sendo vendido no Brasil com a mesma promessa – afirma ser orgânico, mas de forma alguma implica na transformação de todo o resto da embalagem como sendo orgânica, como vem sendo rotulada em diversos países, muitas vezes levando a logomarca da ASTM indevidamente impressa.

Fonte – Corte Superior de Justiça do Estado da Califórnia

Empresa norte-americana é processada por afirmar usar garrafas biodegradáveis

Três empresas de garrafas de água foram processadas na Califórnia, na última quarta-feira (26). As ações partiram da procuradora-geral da República do estado, Kamala Harris. As companhias afirmam que suas garrafas são biodegradáveis.

A suposta capacidade das garrafas em serem recicláveis e biodegradáveis não passou despercebida pelas autoridades. As empresas desrespeitaram uma lei estadual de marketing ambiental, que proíbe o uso de etiqueta em embalagem plástica de alimento ou bebida, afirmando que o produto é biodegradável.

O plástico é um material que leva milhares de anos para se decompor naturalmente e nunca poderá ser decomposto em um aterro sanitário, por exemplo. Porém, as garrafas de plástico AquaMantra, comercializadas pela ENSO Plásticos, tentaram convencer os consumidores do contrário.

No rótulo os fabricantes colocaram uma mensagem afirmando que a embalagem possui uma substância que faz com que o material se desintegre em até cinco anos. A tal substância, além de não acelerar o processo de desintegração, dificulta o processo de reciclagem de garrafas e é considerado um contaminante.

O mercado percebeu que desenvolver produtos sustentáveis pode trazer grandes benefícios econômicos. Realmente, a sustentabilidade deve ser entendida como aliada do desenvolvimento da sociedade, mas tornou-se comum a prática do Greenwashing em algumas empresas, que tentam enganar os consumidores com supostas vantagens ecológicas.

A Califórnia proibiu algumas empresas de usarem os termos “biodegradável” e “degradável”, em 2008. A lei deve expandir para todos os produtos plásticos em 2013.

Fonte – Los Angeles Times / Ciclo Vivo de 03 de novembro de 2011


Pois é, isso na Califórnia. As empresas distribuidoras de água mineral em garrafas “biodegradáveis” fabricadas com aditivo dito ecológico são processadas pelo Estado da Califórnia por propaganda enganosa.

O “aditivo especial” usado dizia ser “orgânico e microbiano” e que as embalagens iriam biodegradar em qualquer ambiente. Tudo falso!!! E as empresas que caíram neste eco-conto-do-vigário agora estão sendo processadas. Todos: As empresas de água mineral, os fabricantes das embalagens e por final o fabricante do aditivo “milagroso”.

E o pior é que o mesmo vai acontecer aqui no Brasil. Já existem muitas embalagens fabricadas e distribuídas no Brasil utilizando este material que originou o processo na Califórnia. Não deu certo o golpe na Califórnia, agora estão dando o golpe no Brasil. Isso inclui Belo Horizonte, onde enganam o consumidor vendendo sacolas feitas com este mesmo material e dizendo que são compostáveis e biodegradáveis.

A FUNVERDE sempre advertiu sobre estas práticas criminosas e sobre falsas promessas e tecnologias.

Exija a verdade. Diga não a este tipo de enganação. Use somente tecnologia certificada e que cumpre o que promete.

Se você tem dúvidas sobre a autenticidade de alguma sacola dita ecológica, entre em contato com o Instituto Ideais, para verificar sua autenticidade. www.i-ideais.org.br

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top