skip to Main Content

Cidades que estão abolindo as sacolas plásticas no interior de São Paulo

Estamos ganhando a guerra contra as sacolas plásticas de uso único, cidade a cidade, já que o governo federal se recusa a fazer uma lei geral para banir para sempre esta invenção tão nefasta.

Sorocaba, Mogi das Cruzes, Piracaia, Descalvado, Jundiaí, São José do Rio Preto, são algumas das sacolas no Estado de São Paulo que estão se livrando de 10% do seu lixo gerado diariamente, que é o que representam as sacolas plásticas de uso único.

Algumas fizeram leis, em outras, os promotores agiram, em outras, ainda, os supermercadistas se mobilizaram para acabar com as sacolas plásticas de uso único.

Em algumas cidades há o desconto para quem não usar sacola, em outras a sacola é cobrada e daí já viu né, como a educação começa no bolso, essa é a estratégia que melhor funciona e em outras simplesmente não oferecem mais sacolas plásticas de uso único.

Que estratégias as cidades estão usando para banir as sacolas não nos interessa, o interessa é que nossa guerra contra as sacolas iniciada em 2004 está sendo ganha, infelizmente mais lentamente do que poderia ser, mas como o inimigo é poderoso, não podemos reclamar. A máfia do plástico é poderosa, influente, tem muita grana para defender seu plástico poluente, mas como está lutando contra o planeta, contra a mãe terra, é inevitável que a máfia perca esta guerra, mesmo que demore algum tempo.

Infelizmente o governo não age, não faz uma lei, um decreto, qualquer coisa para banir a sacola plástica, que demora 1 segundo para ser produzida, é utilizada por no máximo 30 minutos e depois é jogada no planeta por 500 anos, se tornando um passivo para os seres do amanhã, os humanos que quando nascerem, terão que limpar a sujeira que os humanos, desde a década de 80 do século passado, estão gerando.

Você deve estar estranhando que desde o final do ano passado não estamos postando as leis que estão sendo aprovadas sobre regulamentação do uso de sacolas plásticas de uso único, mas é que a máfia do plástico lê a matéria e vai direto no vereador, prefeito, deputado ou governador para convencê-los de que o plástico é fantástico e por isso decidimos não dar muita vantagem aos mafiosos e trabalhar em silêncio.

Ah, antes que nos esqueçamos, Santa Catarina, que começou o projeto de banir as sacolas plásticas Xanxerê em 1º de abril de 2009, portanto já quase completando 2 anos de projeto e tendo banido 98% de todas as sacolas da cidade, agora tem mais 27 cidades que também cobram pelas sacolas e agora só falta a lei estadual.

Assista abaixo matéria sobre sacolas no G1 – Globo Natureza

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EXN4wv-Dyoc]

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top